Um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão e uma luz amarela vibrante que garante o destaque ao compositor alemão. Esta é a nova identidade visual da 20ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), que foi criada pelo artista plástico Luciano Martins. O maior festival-escola de música erudita da América Latina ocorre em janeiro, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O processo criativo da nova identidade do Femusc considerou, segundo Luciano Martins, a preocupação dos organizadores para que a comunicação fortalecesse a marca e, ao mesmo tempo, fosse limpa e fluida. A nova identidade traz um olhar lúdico que busca diálogo com a nova geração – mas sem esquecer a tradição, tão apreciada no cenário da música clássica.

O artista plástico que vive em Florianópolis optou ainda em usar a cor preta na comunicação, para transmitir formalidade e sofisticação, ao mesmo tempo que é associada a uma sensação de mistério, elegância e formalidade. Já o amarelo cumpre outra função: “a cor chama a atenção e atrai a leitura”, afirmou Luciano.

Trazer Beethoven novamente para a identidade do Femusc também não foi mera coincidência.

Continua depois da publicidade

Nova identidade da femusc.
Arte retrata um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão e uma luz amarela vibrante (Foto: Femusc, Divulgação)

— A genialidade do compositor é fonte eterna de inspiração e representa a perseverança, a criatividade e o espírito indomável que todos os jovens músicos devem buscar — afirmou o artista.

Martins é reconhecido nacional e internacionalmente por centenas de criações que envolvem produtos e causas das mais diversas. Uma de suas campanhas mais conhecidas na região é da empresa têxtil Malwee, com o slogan “gostosa como um abraço”, de autoria do artista.

Femusc 2025

A 20ª edição do festival ocorre entre 12 e 25 de janeiro, tendo a SCAR – Centro Cultural em Jaraguá do Sul, como o principal palco. Alunos de todas as partes do país, e do mundo, voam para Jaraguá em janeiro para se qualificar ainda mais na música erudita, através de aulas de instrumentos musicais e canto.

Continua depois da publicidade

Durante o período do festival, serão realizadas cerca de 200 apresentações, que vão contar com cerca de 600 participantes, entre alunos e professores. A entrada para os espetáculos e apresentações são sempre gratuitas. O evento tem subsídio da Lei de Incentivo à Cultura.

Leia mais

Festival de Música de SC bate recorde de inscrições com mais de 1,7 mil músicos

Maestro lança vaquinha online para trazer alunos da África para festival de música em SC