Está preso no Rio de Janeiro um catarinense flagrado com 20 mil comprimidos de ecstasy em sua bagagem pessoal no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, no último domingo.

Continua depois da publicidade

:: Confira mais notícias de Segurança

De acordo com a Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Florianópolis, o preso é o artista plástico natural de Santa Catarina, Hamilton Mendonça Elíbio, 60 anos.

Segundo o delegado Ildo Rosa, auditores da Receita Federal acionaram os policiais ao constatar a droga durante exame por raio-X.

Continua depois da publicidade

O passageiro estranhou a demora na devolução de sua mala e reclamou junto à autoridade alfandegária o destino da mesma. Ele retornava de voo vindo de Paris, na França.

Conforme a PF, os policiais encontraram o entorpecente acondicionado em seis invólucros plásticos escondidos em fundo falso.

O preso responderá por tráfico internacional de drogas e foi levado ao Presídio Ary Franco. O DC ainda não teve acesso ao advogado do preso.

Continua depois da publicidade

Idade chama a atenção

Esse tipo de tráfico de drogas sintéticas trazidas da Europa ao Brasil por catarinenses tem sido bastante frequente nos últimos anos.

Geralmente, são “mulas” de classe média que viajam ao Exterior levando cocaína e retornam com drogas sintéticas para serem comercializadas no Estado.

– Chama a atenção agora que o preso é um homem de 60 anos, quando geralmente esses mulas são jovens e esportistas. Isso mostra como eles versáteis – diz o delegado Ildo Rosa.

Continua depois da publicidade