Com a bagagem de 27 anos de experimentações artísticas nos diversos meios e formatos, a premiada artista catarinense Silvana Leal inaugura exposição inédita em Florianópolis, na próxima quinta-feira (27). Com obras completamente autorais, a exposição Transitions conta com pinturas, esculturas, gravuras, videoinstalações, desenhos digitais, performances e foto-instalações, além do lançamento do aguardado livro-objeto “A lenda do artista”, vencedor do Prêmio Aldir Blanc 2021.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A mostra, que será exibida no Museu Histórico de Florianópolis, no Palácio Cruz e Souza, trata de temas emergenciais que refletem o devir humano em todo seu caráter universal e político. A relevância das obras pode ser atribuída às reflexões que o trabalho de Silvana propõe — o de levantar questões atuais sobre ecologia humana, além de questões políticas, ambientais, feministas e fundamentalmente existenciais, que suscitam os desafios da nova era e abrem espaço para uma reflexão sobre as transformações que o mundo passa na sociedade contemporânea.
Junto das fotografias, livros, intervenções artísticas urbanas e artes plásticas, Silvana vem ampliando seu espectro de linguagens e tem trabalhado essencialmente com o audiovisual, com a pintura e com a música, demonstrando seu comprometimento com o processo crítico e com a arte multimeio.
Festival Culturaberta em Floripa terá 9 horas de música, arte e dança; veja programação
Continua depois da publicidade
Durante os 63 dias que a mostra estará em exibição, haverá ainda eventos educativos e lançamento de catálogos. Para saber mais informações, acesse a agenda do Ateliê Casa das Ideias ou o site da artista.

Artistas convidadas
O projeto, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura 2022, da Fundação Catarinense de Cultura, conta com curadoria de Franzói e terá participação de artistas convidadas, como Luana Callai e Karina Chmura, naturais de Capinzal, no Oeste catarinense.
Esta ação dentro da exposição visa reunir artistas mulheres de diferentes gerações em torno de um objetivo em comum: pensar as ferramentas do compartilhamento afetivo como ampliação de potências dos resultados artísticos.
A ideia central é de compartilhar experiências entre as artistas, com viés de oportunizar que artistas mulheres, do interior do Estado, possam obter maior visibilidade ao expor sua obra no Museu Histórico de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Confira as atrações do Floripa Eco Festival que será realizado no Campeche

O Sul São Meus Pais é a nova exposição na Fundação Cultural BADESC
Participa ainda da mostra a artista visual Maria Luiza Amorim, natural de Florianópolis, que vai apresentar dois de seus principais trabalhos: “Maré Vermelha” e “Sonhei que Sonhávamos Juntas”. O fio de diálogo entre os trabalhos de Silvana Leal e Maria Luiza foram ligados pelas semelhanças conceituais de suas imagens fotográficas, que criam transições entre o real e o imaginário.
Já a artista colombiana San Cifuentes, radicada na capital, apresentará a obra “Círculo transitório”. O diálogo com as obras de Silvana perpassa pela ideia de que cada momento vivido no tempo nos ensina algo, e cada conexão com outro ser nos faz evoluir e nos leva a transcendência.
Serviço
- O que? Exposição Transitions, da artista Silvana Leal
- Quando? A partir de 19h de quinta-feira (27)
- Onde? Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis
- Visitação: entrada gratuita. De terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados e feriados das 10h às 14h
Leia também
Nova atração turística em Balneário Camboriú vai simular estação espacial da Nasa
Festival Internacional de Cinema de Ficção Científica chega a Florianópolis; veja programação