Com uma bola de futebol, tintas e uma tela em branco, a arte do britânico Mark Dickens, reconhecido como artista oficial da Fórmula 1, teve um encontro com todas as cores, ritmos e o esporte, símbolos da cultura dos morros e comunidades pelo Brasil afora.
Continua depois da publicidade
O Morro do Mocotó, na região Central de Florianópolis, foi o local escolhido pelo artista plástico para o lançamento de sua campanha mundial pela paz. Da curiosidade inicial que o morro causa nos estrangeiros, Dickens resolveu partir para ação. Meio desajeitado, mas com muita boa vontade, ele deu o pontapé inicial na bola pintada em direção à lona com balões pendurados com tinta, seguido dos chutes das crianças e adolescentes participantes dos projetos da Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM).
Na explosão dos balões pelos pés e mãos do artista e das crianças da comunidade, uma grande obra de arte foi formada, que ainda deve receber um toque final de Dickens antes de ser doada para o Instituto Padre Vilson Groh (IGV) e ir à leilão para ajudar na manutenção dos projetos da entidade.
— Isto é incrível. Sei que o futebol é uma paixão no Brasil, por isso quis trazer as bolas, fazendo arte nesta forma. O resultado está ficando fantástico, e todos estão se divertindo tanto, as crianças parecem estar amando. Não sei se têm noção de que o que estão fazendo é arte, mas estão sendo protagonistas da realidade em que vivem — disse Dickens.
Continua depois da publicidade
Antes de começarem a obra de arte conjunta, as crianças mostraram seus talentos para o estrangeiro, em apresentações de violino e dança. A ACAM atende 170 crianças e adolescentes no contra-turno escolar. Rayane Delfino da Luz, de 10 anos, ficou animada com a visita:
— Não sei falar inglês, mas gosto de fazer pintura e dança. Achei legal a gente poder chutar as bolas com tinta — disse.
O coordenador geral do IGV, Willian Narzetti, destaca a importância para a entidade ter sido escolhida por um artista de renome para o projeto:
Continua depois da publicidade
— A ACAM tem um viés artístico muito grande, os alunos demonstram isso, é parte da cultura do Morro do Mocotó. Pra gente é importante, são registros que vão rodar o mundo, nos fortalece na busca por parceiros — explica.
Campanha pela paz mundial
Acostumado a viajar o mundo todo acompanhando o circuito da Fórmula 1, o britânico escolheu Florianópolis para o lançamento de sua campanha “Let’s Make Words, Not War” após uma visita no mês de janeiro a convite da designer de moda catarinense Gabriela Nazari de Souza.
A designer desenhou a estampa de camisetas com as letras do alfabeto que irão rodar o mundo, formando palavras de paz:
Continua depois da publicidade
— É mais do que uma camiseta, é a ideia que você tem a responsabilidade pelas palavras que profere, pela mensagem que ela quer levar. Então você pode estar em qualquer lugar do mundo e encontrar alguém com uma camisa do projeto e formar uma rede — explica Gabriela.
Gabriela conta que os dois se conheceram em Milão, e quando Dickens apresentou a ideia do projeto, ela o convidou para vir pra Florianópolis, pois ele já tinha a intenção de fazer uma exposição no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC):
— O lançamento oficial vai ser aqui no dia 3 de novembro, mas o Mark também vai fazer outros lançamentos em Londres, Nova Iorque e Paris. 10% da renda da venda das camisetas vai ser revertida para o IVG.
Continua depois da publicidade