Numa temporada na qual o ataque do JEC não tem funcionado, brilha quem é da casa e, aos poucos, tenta reconquistar seu espaço. Fernando Viana, peça-chave na reta final do Brasileiro da Série B em 2014, volta a mostrar em 2016 que pode ser muito útil ao clube. Nos últimos dez jogos, o Tricolor marcou apenas cinco vezes. No entanto, dois destes cinco gols vieram de Fernando Viana e renderam quatro pontos ao time – no empate diante do Atlético-GO e na vitória sobre o Paraná.
Continua depois da publicidade
Outro detalhe curioso: embora não seja titular absoluto, é Viana o artilheiro do Joinville na Série B com quatro gols. Chama ainda mais a atenção o fato de ele ter sido titular apenas nove vezes – em outras oito ocasiões, entrou em campo, mas durante o jogo. O jovem atacante marcou também na vitória do JEC sobre o Tupi, por 2 a 1, e no empate com o Ceará por 1 a 1, na Arena.
Continua depois da publicidade
Numa conta simples, os quatro gols de Fernando Viana deram oito pontos ao Joinville – 27% da pontuação total da equipe no campeonato. Segundo o Footstats, ele precisa, em média, de quatro finalizações por jogo para marcar um gol. Jael, autor de três gols na Série B, marca gol a cada 13 finalizações. Heliardo tem números ainda piores: um gol a cada 21 finalizações.
No sábado, diante do Paraná, retomou a titularidade, algo que não acontecia há um turno. A última vez entre os 11 que começaram uma partida foi justamente diante do Paraná, em Curitiba, 19 jogos atrás. Mesmo em posição diferente – Viana atuou como ponta pelo lado esquerdo – não escondeu a satisfação de recuperar um lugar na equipe.
– Não é minha posição de origem, mas é hora de abrir nosso leque, principalmente nesse momento em que a equipe precisa de todos.
Continua depois da publicidade
O bom momento no JEC só não foi mais comemorado do que a vitória de sábado, que encerrou um jejum de nove jogos sem triunfos do Tricolor na Série B. Viana revelou que o resultado trouxe alívio aos atletas.
– O resultado foi o mais importante, mas se não fosse dos guerreiros, essa bola não teria entrado.
O único fato a ser lamentado é o terceiro cartão tomado no sábado. Suspenso, o atacante terá de aguardar a partida contra o Brasil-RS para continuar provando que pode ser titular.
Continua depois da publicidade
Números
Fernando Viana na Série B
17 jogos
8 como titular
4 gols (2 a 1 Tupi, 1 a 1 Ceará, 1 a 1 Atlético-GO e 1 a 0 Paraná)
17 finalizações
7 certas
10 erradas
Um gol a cada 4,25 finalizações