Por João Sabino, médico do Centro de Reprodução Humana Insemine

Levando em consideração que as novelas nacionais são bem produzidas e mostram questões que afetam milhares de brasileiras, como o sonho de serem mães e constituir família, chama atenção uma cena entre os personagens interpretados por Camila Pitanga e Lázaro Ramos em Insensato Coração. A atriz conta que não poderá engravidar porque tem endometriose. Mas afinal de contas a endometriose causa infertilidade?

Continua depois da publicidade

O problema ocorre em 10% da população dos 20 aos 40 anos, segundo informações da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. A doença se caracteriza pela presença de endométrio em outras partes do aparelho reprodutor, isto é, a camada interna do útero que a mulher perde durante a menstruação, encontra-se fora do útero. Geralmente acomete ovários, trompas e a região anterior ou posterior externa ao útero.

A chance de uma mulher engravidar sem nenhum problema de saúde é de 20 a 25% ao mês. Entretanto, mulheres com endometriose podem diminuir essa chance para 2 a 4% ao mês. De qualquer forma, não serão todas mulheres com endometriose que terão dificuldade para engravidar. Algumas engravidarão normalmente e outras poderão apresentar dor pélvica, pois essa doença pode associar-se com quadros alternados de dor crônica.

Na literatura médica o que leva a endometriose a causar infertilidade são implicações de ordem anatômica, imunológica ou por alteração hormonal. A doença não tem cura, mas há tratamentos. Para as mulheres que desejam engravidar, se observa a idade funcional do ovário, condições das trompas, idade da paciente e exames do companheiro. Conforme o perfil do caso, basta orientação clínica ou medicações para induzir a ovulação. Entretanto, a maioria dos casos induz para a inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Continua depois da publicidade

Além disso, há uma alternativa que se ajusta bem para as mulheres jovens e que não tem planos de engravidar, devido à rotina profissional. O congelamento de óvulos permite uma “reserva” reprodutiva para uma gestação futura e pode ser realizado de forma acessível por meio de instituições sem fins lucrativos como o Projeto Cegonha.

Leia mais

:: Drama de novela