Desde a concessão do então “lixão” de Itajaí, na localidade da Canhanduba, para a iniciativa privada, o local passou por uma evolução, que o levou ao atual modelo chamado de Aterro Sanitário. A unidade é tida, conforme apurado pelo Ministério Público Estadual, como de gestão exemplar aos demais similares, além de estar incluída em uma categoria de elevado conceito, juntamente a apenas mais quatro aterros sanitários em Santa Catarina com situação totalmente regular. Portanto, ponto para Itajaí.
Continua depois da publicidade
Mas há necessidade de se avançar. Sabendo disto e tendo um planejamento estratégico, combinado a uma legislação municipal de incentivo a práticas ambientais sustentáveis como a Lei 5445/2009, que instituiu a Política Municipal de Abrandamento, do então vereador Luiz Carlos Pissetti, permitiu-se à empresa Ambiental elaborar um estudo consistente para explorar a questão dos resíduos como fonte de geração de energia. E isso com bases sólidas em ambiente de negócios seguro. Portanto, mais um ponto para Itajaí.
Esse projeto resultou em um investimento totalmente privado na ordem de R$ 7,5 milhões e na aquisição de equipamentos e tecnologia de ponta que permitiram à Itajaí Biogás e Energia dar início aos trabalhos gerando 1 megawatt de energia, e com capacidade real de chegar a 4 megawatt. Números que podem atender 14 mil pessoas ou 4 mil famílias na primeira fase, e posteriormente até 50 mil pessoas ou 15 mil famílias na fase final.
Ressalta-se ainda que se trata do primeiro projeto de geração de energia no Brasil em aterro de médio porte e o primeiro deste naipe na região Sul do país.
Em uma analise mais profunda do tema, observar-se que as questões dos resíduos devem ser avaliadas à luz da oportunidade e não meramente em problema estrutural da sociedade. A oportunidade de geração de energia, diminuição do volume de resíduos, sobrevida ao aterro e expansão de oportunidade do aterro como nova fonte de recursos ao erário do município.
Continua depois da publicidade
A Itajaí Biogás promoverá o repartimento de parte do resultado financeiro para com o nosso município, portanto o ponto fundamental e maior ganho ao longo prazo a nós enquanto sociedade. Itajaí avança, se moderniza e produz o meio de continuar sendo destaque nas esferas estadual, nacional e quiçá internacional.