O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (1º). Em seu terceiro mandato como parlamentar, ele segue na presidência da Casa após receber o apoio de legendas como PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, e PL, de Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Arthur César Pereira de Lira tem 53 anos e é natural de Maceió, em Alagoas. Formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele é empresário e agropecuarista.
Presidente da Câmara, Arthur Lira é internado em hospital de Brasília
Em 1993, assumiu o primeiro cargo político como vereador em Alagoas pelo PFL, cargo que atuou por dois mandatos. Já em 1999, foi eleito deputado estadual, permanecendo na Assembleia até 2011, quando assumiu o cargo federal.
Continua depois da publicidade
Por seis vezes foi líder do PP na Câmara e passo a comandar o Centrão, bloco com mais de 200 parlamentares, em 2020. Na Câmara foi, ainda, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, no Congresso, da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Durante as eleições de 2022, Lira foi aliado de Bolsonaro. Porém, após a vitória em segundo turno do presidente Lula, ele foi um dos primeiros a parabenizar o petista pelo resultado. Além disso, foi fundamental para garantir o apoio da bancada para aprovação da PEC da Transição, que garante recursos para programas sociais como o Auxílio Brasil, em dezembro.