A união entre as artes marciais e o metaverso promete um futuro repleto de novidades. Com o avanço da tecnologia, as experiências estão cada vez mais realistas e imersivas. No entanto, também traz desafios como a questão da segurança dos atletas e a garantia de que o ambiente virtual não substitua a importância do contato físico e da interação social no esporte. Veja quais são as possibilidades:

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

  • Treinos personalizados: por meio de avatares de grandes mestres, os atletas recebem aulas particulares e podem aprimorar técnicas em um ambiente seguro e controlado.
  • Competições virtuais: plataformas especializadas permitem que lutadores do mundo todo se enfrentem em torneios, com sistemas de pontuação e rankings que simulam as competições reais.
  • Experiências colaborativas: a construção de espaços virtuais para treino em grupo e a realização de seminários digitais aproximam pessoas de diferentes partes do mundo, fomentando a troca de conhecimento e experiências.

Parte desse movimento é possível em decorrência da Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, em uma colaboração com o Ultimate Fighting Championship (UFC): trata-se de um ambiente virtual, em que os usuários poderão assistir a lutas em resolução 4K e com transmissões de 180 graus, além de interagir com outros participantes, em uma recriação digital do ringue.

A parceria entre Meta e UFC terá “recompensas exclusivas desbloqueáveis” para aumentar o número de fãs das artes marciais no mundo virtual. Essas conquistas são itens de colecionador e experiências únicas, como treinos virtuais com lutadores famosos ou a possibilidade de criar um avatar próprio inspirado nos atletas.

Continua depois da publicidade

Diversidade de estilos e importância dos equipamentos

Desde as mais antigas disciplinas orientais, como o Kung Fu e o Karatê, até as mais modernas, como o MMA, em cada estilo existem características únicas e técnicas específicas. A variedade abrange desde as mais suaves e focadas na disciplina mental, como o Tai Chi Chuan, até as mais intensas e competitivas, como o Boxe e o Muay Thai. 

Para garantir a segurança e o máximo proveito dos treinos, o uso de equipamentos adequados é fundamental. Um dos itens mais importantes, especialmente para o Boxe e outras modalidades que envolvem golpes com os punhos, é a luva. A luva de Boxe feminina ou masculina proporciona proteção tanto para o atleta quanto para o oponente, amortecendo o impacto dos golpes e reduzindo o risco de lesões. 

Outra sugestão é consultar um profissional para obter orientação sobre os equipamentos mais adequados para cada modalidade do esporte, que deve considerar o tipo de treino, o nível de experiência do praticante e as características individuais de cada pessoa.

Bruce Lee é homenageado no metaverso

O lendário Bruce Lee, falecido há 50 anos, em 1973, terá também seus ensinamentos revividos no metaverso. Em uma homenagem especial, organizada por uma plataforma de blockchain, um avatar digital do ícone permitirá que fãs interajam e aprendam com seu legado. O projeto, que mescla artes marciais e metaverso, chamado “Metaverse Byte City”, foi anunciado em julho de 2024 e oferece aos jogadores a oportunidade de criar personagens utilizando as redes Ethereum e Polygon.

Continua depois da publicidade

Com funcionamento ininterrupto por 24 horas, o acesso à plataforma estará disponível tanto em computadores quanto em dispositivos móveis iOS e Android. Para desenvolver a iniciativa, o Byte City contou com parcerias de peso, incluindo a filha de Bruce Lee, Shannon Lee, e a Samsung Gaming.

Leia mais

IoT no esporte: como a Internet das Coisas aumenta o controle e a precisão dos treinos?

Tecnologia wearable na saúde mental: como funciona essa relação?