Mais de dois milhões de quilos (ou 2 mil toneladas) de tainha foram capturados na safra de 2024 em Santa Catarina. Os dados do painel de monitoramento de pesca mostram que, na modalidade emalhe anilhado foram 737,7 toneladas e 123 embarcações autorizadas neste ano. Já na modalidade cerco/traineira foram 384 toneladas, por meio de oito embarcações autorizadas. Os números somam-se aos do arrasto de praia, cuja captura totalizou 1,7 mil toneladas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A captura da pesca da tainha na modalidade cerco/traineira encerrou oficialmente nessa quarta-feira (31). Apesar de ter a mesma data prevista para encerramento, o emalhe anilhado já atingiu a cota de captura no dia 4 de junho.
Imagens mostram uma das maiores capturas de tainha da temporada em Florianópolis
Já o arrasto de praia, que segue liberado até 31 de dezembro, teve uma safra abundante no Estado neste ano. Segundo dados da plataforma Informações da Pesca, nesta safra foram capturadas mais de 1 milhão de tainhas, com a média de 1,7 kg cada.
Continua depois da publicidade
Para o idealizador do Grupo Informações da Pesca, Marcelo Alcioni, a safra de 2024 foi boa, em que a modalidade de arrasto de praia superou os anos anteriores.
— Também foi uma safra boa, com 586 toneladas liberadas para a cota, que foram capturadas rapidamente, mostrando que este ano passaram muitos cardumes de tainhas. Se a cota fosse maior para o emalhe anilhado, com certeza teríamos uma safra ainda melhor. Os representantes dos pescadores de emalhe anilhado precisam lutar para conseguir uma cota melhor para a categoria, já que são pescadores que trabalham o ano todo com essa atividade — destaca Alcioni.
Veja fotos da maior captura de tainhas em Bombinhas
Veja os números por cidade da modalidade arrasto de praia
A safra de tainhas é um momento crucial para a economia local e uma fonte importante de renda para muitas famílias e comunidades. As tainhas capturadas são distribuídas no mercado interno que abastece restaurantes, peixarias e supermercados. Além disso, a ova da tainha é um dos principais produtos de exportação da pesca catarinense.
Continua depois da publicidade
As cidades que mais capturaram foram: Florianópolis (445,3 mil tainhas), Bombinhas (327 mil tainhas) e Balneário Camboriú (55 mil tainhas). Os dados da captura de arrasto de praia são contabilizados com base nas informações repassadas pelos ranchos de pesca para a plataforma Informações da Pesca. Veja os dados por cidade:
- Florianópolis: 445.335 tainhas
- Bombinhas: 326.579 tainhas
- Balneário Camboriú: 55.170 tainhas
- Jaguaruna: 44.698 tainhas
- Palhoça: 42.638 tainhas
- Porto Belo: 41.124 tainhas
- Governador Celso Ramos: 26.968 tainhas
- Imbituba: 26.967 tainhas
- Garopaba: 23.605 tainhas
- Balneário Gaivotas: 13.372 tainhas
- Itapema: 7.253 tainhas
- São Francisco do Sul: 6.876 tainhas
- Laguna: 882 tainhas.
Leia também
Imagens da Nasa mostram nuvem de dióxido de carbono se movendo ao redor da Terra
Justiça nega pedido e Nego Di segue preso pela terceira semana