Um grupo formado por moradores do bairro Boa Vista, na zona Leste de Joinville, reuniu pelo menos duas caçambas de entulho que poderiam servir para a formação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
A ação foi realizada na manhã deste sábado e reuniu a Associação Comunitária Monsenhor Boleslau, o Conselho Local de Saúde Bakitas e a Associação Joinvilense dos Condutores de Transporte de Resíduos (AJOCTRE).
Durante cerca de três horas, o grupo percorreu as principais ruas do bairro Boa Vista.
Continua depois da publicidade
Além de recolher entulho, os integrantes do arrastão também distribuíram fôlderes e panfletos com informações sobre limpeza de terrenos para que não acumule água parada.
O trabalho foi feito de casa em casa, solicitando à comunidade que intensifique os cuidados e elimine os potenciais criadouros.
O Aedes aegypti transmite a dengue, chikungunya e zika.
O bairro Boa Vista lidera a lista de focos em Joinville. São 33 pontos que se transformaram em criadouros de larvas e mosquitos este ano.
Continua depois da publicidade
– É um momento importante, mas precisa de conscientização sempre – disse o presidente da associação comunitária, Joacir Siqueira de Souza.
Entenda por que o Boa Vista está no foco do combate ao Aedes aegypti
O representante das empresas de transporte de resíduos, Gilson Holz considera a ação importante para que a população possa conhecer como resolver o problema e cada um fazer a sua parte.
Novas ações devem ser feitas nas próximas semanas.