Depois de vencer o Athlético-PR por 1 a 0 no último domingo, fora de casa, o torcedor avaiano voltou a acreditar que é possível ficar na Série A de 2020. Muitos daqueles que já tinham jogado a toalha, voltaram a pegar a calculadora para refazer as contas. Se servir de alento para o torcedor do Leão, o Fluminense, em 2009, tinha 15 pontos ao término do primeiro turno, ou seja, dois a mais do que o Avaí tem hoje, e conseguiu escapar da queda com 46.

Continua depois da publicidade

Restando 19 jogos para o término da competição, muitos torcedores do Avaí não acreditam que seja possível escapar da degola, mas o resultado positivo de domingo trouxe o ânimo de volta. Com uma diferença de cinco pontos para o Fluminense, que é o 16º colocado, é só pesquisar o Série A de 2009. O tricolor carioca, era o 19º colocado com 15 pontos e a diferença para deixar a zona do rebaixamento era de apenas quatro.

Naquele momento, o Fluminense tinha uma mínima chance de escapar e foi aos trancos e barrancos até a 28º rodada onde somava apenas 22 pontos. Restavam 11 jogos e a queda estava praticamente decretada.

Foi daí que iniciou a virada. Com um empate em casa em 1 a 1 com o Corinthians, o time comandado pelo técnico Cuca fez o que parecia improvável. Dos 11 jogos que restavam, o time fez sete vitórias e quatro empates, terminando a competição na 16ª colocação com 46 pontos.

Vale ressaltar que nesta arrancada, o Fluminense ficou na lanterna da 28ª rodada até a 32ª. Na rodada seguinte pulou para a 19ª. Depois ficou mais três na 17ª posição, chegando na penúltima na 15ª colocação. Na rodada final, o Fluminense chegou dependendo de um empate fora de casa contra o Coritiba para ficar e o confronto terminou empatado em 1 a 1 e o Coxa acabou caindo.

Continua depois da publicidade