O Arquivo Histórico de Blumenau recebeu na manhã desta sexta-feira (11) o acervo fotográfico do Jornal de Santa Catarina. O material foi licenciado e cedido ao poder público como forma de contribuição da NSC com a história da cidade. A partir de agora, as imagens que estão em negativos, passarão por uma curadoria antes de ficarem à disposição de estudantes, pesquisadores e da comunidade.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

A cessão deste acervo com centenas de milhares de fotografias foi confirmada em setembro do ano passado, durante o mês que marcou a celebração dos 50 anos do Santa. A entrega simbólica do arquivo ocorreu no aniversário de Blumenau, em cerimônia que aconteceu no Mausoléu Dr. Blumenau e contou com a participação do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), do secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann e da diretora de Patrimônio Histórico e Museológico de Blumenau, Sueli Petry.

No acervo cedido pelo Santa e pela NSC ao arquivo municipal, estão imagens feitas por fotógrafos desde 1971, ano da fundação do jornal, até 2003, quando ocorreu a digitalização da redação e as máquinas fotográficas de filme deram lugar às mais modernas. Momentos históricos de Blumenau e região estão nesse arquivo que agora ficará à disposição de toda a população.

— É um legado que a NSC deixa nas mãos de pessoas apaixonadas pela história de Blumenau. Há fotos nunca reveladas, imagens inéditas sobre fatos históricos de toda uma região e que agora poderão ser vistos pela comunidade. O Santa é um diário da história do Vale e esse acervo vai trazer à tona mais detalhes sobre coberturas, grandes reportagens, grandes momentos — afirma o coordenador do Jornal de Santa Catarina, Augusto Ittner.

Continua depois da publicidade

Augusto Ittner e Sueli Petry comemoram doação de acervo
Augusto Ittner e Sueli Petry comemoram doação de acervo (Foto: Thiago Walter)

Sueli Petry explica que agora esses negativos serão reorganizados e catalogados por data para, então, serem positivados — ou seja, na prática todo esse acervo será revelado. Depois disso, as fotos ficarão à disposição no Arquivo Histórico, localizado na Alameda Duque de Caxias. Como o espaço hoje está em obras, a tendência é de que isso ocorra até o final do ano.

— Estou emocionada, é um grande momento. Vai nos dar trabalho? Claro que sim, mas vamos fazer tudo com muito carinho. Hoje o Arquivo Histórico tem um grande acervo até a década de 1960, mas todo esse material agora vai nos trazer informações e imagens de 1970 em diante — afirma Sueli.

A cessão do acervo fez parte do projeto “Vale de Transformações”, que marcou os 50 anos do Santa, celebrados em 22 de setembro do ano passado. Reportagens especiais multimídia como “Um gigante que nasce de gotas”, sobre o Rio Itajaí-Açu, e “Os dois lados da BR-470”, sobre a principal rodovia do Vale do Itajaí, marcaram a data.

Negativos serão revelados
Negativos serão revelados (Foto: Thiago Walter)

Leia também

Lojistas de Blumenau se unem para criar nova feirinha de rua em transversal da Antônio da Veiga

Continua depois da publicidade

Blumenau vai seguir Estado e tornar uso de máscara facultativo em locais fechados

Economia de Blumenau abre 2022 aquecida e com saldo de 1,2 mil novos empregos em janeiro

Uns defendem, outros querem tirá-la para sempre: blumenauenses opinam sobre fim das máscaras