Neste sábado (23), às 10h, o Arquivo Histórico de Joinville realiza mais uma edição do “Pesquisa em Evidência” e vai apresentar ao público duas produções intelectuais produzidas a partir de estudos realizados junto ao seu acervo. Os trabalhos apresentados neste mês trazem como tema central extintas instituições psiquiátricas que funcionaram em Joinville.

Continua depois da publicidade

Abrindo a programação, o trabalho “Colecionando e escrevendo histórias sobre o Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider: a pesquisa no Arquivo Histórico de Joinville e os seus desdobramentos”, produzido pela psicóloga e doutoranda na área de Práticas Culturais e Processos de Subjetivação, Mariana Zabot Pasqualotto, apresenta a pesquisa iniciada no Arquivo Histórico em 2014, cujo objetivo foi realizar um inventário sobre os registros e as memórias relacionadas à extinta instituição.

Os resultados da pesquisa foram publicados em um catálogo, lançado em 2015, com a proposta de dar visibilidade às memórias da instituição, contribuindo para a inclusão dessas informações na esfera do patrimônio histórico-cultural do município.

A pesquisa “Inventário e Catálogo de Memórias do Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider” teve patrocínio da Prefeitura de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec.

Construído em 1923, nos fundos do Cemitério Municipal, o Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider foi a primeira instituição de Joinville criada com a finalidade de garantir tratamento aos pacientes com transtornos mentais.

Continua depois da publicidade

Após o seu fechamento, em 1942, o local foi utilizado como presídio político e, posteriormente, como moradia para familiares de policiais militares. Mais tarde, após a sua demolição, possibilitou a ampliação do cemitério, dando lugar a túmulos e jazigos.

O segundo trabalho apresentado neste “Pesquisa em Evidência”, será "A casa n° 909 da Rua 15 de Novembro: espaço praticado de memórias de Joinville/SC", produzido pela artista, professora e pesquisadora, Samira Sinara Souza.

O estudo refere-se à Clínica Nossa Senhora da Saúde, hospital psiquiátrico que esteve ativo entre os anos de 1962 e 1986, na região central do município, e tornou-se valor de referência para Joinville e em processo de tombamento como bem patrimonial da cidade.

De acordo com a autora, a investigação buscou lembranças e sentimentos de pessoas (pacientes, familiares, médicos, passantes) que transitavam dentro, fora e à frente da casa. O objetivo foi responder que elementos materiais da casa n.º 909 existem, por quais transformações passou e que interpretações há desse bem na atualidade.

Continua depois da publicidade

Pesquisa em Evidência

O projeto “Pesquisa em Evidência” tem como objetivos promover discussões a respeito dos temas apresentados, propiciar a interação entre a comunidade e o pesquisador e, ainda, dar visibilidade ao acervo e ao trabalho institucional do Arquivo Histórico de Joinville, Unidade vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu. O evento “Pesquisa em Evidência” é gratuito e aberto ao público.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.