Afinal, quanto tempo leva para uma empresa se destacar em seu setor de atuação? Embora não exista uma resposta exata para essa pergunta, fatores como o comprometimento em buscar o diferencial do profissional e do serviço ou produto ofertado podem acelerar esse processo.
Continua depois da publicidade
Foi apostando no DNA inovador e criativo que há dois anos, os arquitetos e urbanistas Marcel Elias Felisberto e Juliano Giuliani Pereira criaram o escritório FG Arquitetos e Associados, com o propósito de desenvolver projetos arquitetônicos, de interiores e paisagismo carregados de personalidade.
A arquitetura passou por diversas transformações ao longo dos anos. Se no tempo dos gregos e romanos apostava-se no luxo, no esplendor e na grandiosidade das construções e no Renascimento o estilo gótico predominou, a arquitetura contemporânea e moderna traz uma nova perspectiva. Principalmente com a crescente busca pela autenticidade de cada projeto.
Por meio da arquitetura, muitas pessoas se expressam. Para alcançar isso, é preciso criatividade, inovação e boas referências para projetar. Reconhecendo esses fatores é que Juliano, um dos arquitetos sócios do FG, iniciou sua carreira na cidade de Criciúma, trabalhando em escritórios de arquitetura e também, em floriculturas. Essa experiência despertou a paixão por plantas e jardinagem, o que o levou a iniciar uma especialização em paisagismo.

Já Marcel buscou se aprimorar com foco na tecnologia. Afim de implantar o uso dos softwares mais avançados disponíveis no mercado do segmento, fez pós-graduação em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto através do IPOG. Também adquiriu experiência atuando em escritórios de arquitetura e engenharia na cidade de Tubarão.
Continua depois da publicidade
Unindo suas características e experiências, lançaram juntos o FG Arquitetos e Associados, buscando suprir necessidades do mercado com alta performance.
— Começamos a perceber a falta de um escritório que pudesse oferecer um serviço de arquitetura completo, aliando engenharia, arquitetura, interiores e paisagismo — destaca Juliano.
Há dois anos no mercado, o FG Arquitetos e Associados já foi responsável por mais de 100 projetos residenciais, interiores e paisagismo.
Paisagismo como diferencial
O paisagismo pode contribuir com um escape físico e mental para o ser humano. Com uma rotina atribulada, principalmente quem vive em centros urbanos, acaba afastado da natureza, e o paisagismo pode ser uma boa maneira de trazer a natureza para dentro de casa. Apostando nisso é que o escritório de arquitetura se especializou na área e tem alcançado sucesso.
Continua depois da publicidade
— Estamos em constante busca por conhecimento na área de paisagismo, somos especializados em paredes verdes ou jardins verticais naturais, laje jardim e sistemas de irrigação automatizados, inteligentes e sustentáveis. — aponta Juliano, responsável pelos projetos de paisagismo na FG.

O escritório também realiza projetos arquitetônicos de interiores e estruturais. Marcel explica que para desenvolver projetos com excelência, é necessário estar sempre aprimorando o conhecimento em busca de novidades do mercado. E o principal: entender as complexidades e resolvê-las ao projetar.
— Na área de projetos de interiores sabemos que é muito mais complexa e abrangente do que a simples resolução estética de um espaço, se preocupamos com a maneira com que os espaços funcionam, quais sensações e percepções psicológicas que iremos trazer para o projeto e também, dentre uma infinidade de outras importantes variáveis — relata Marcel.
Tecnologia no desenvolvimento de projetos
Nas últimas décadas surgiram diferentes softwares que facilitam a vida de arquitetos e engenheiros. Com a possibilidade de maior detalhamento, visualização e precisão, as atividades passaram a ser mais simplificadas, facilitando a compreensão dos clientes aos executores das obras.
Continua depois da publicidade
A tecnologia passou a tomar seu espaço no desenvolvimento de projetos. O escritório FG aposta em softwares de última geração para a criação e apresentação das obras.

— Um dos pilares do nosso sucesso em projetos aqui no escritório é o uso das ferramentas certas para a elaboração dos nossos projetos, que no caso os software que trabalhamos hoje são os mais atuais do mercado mundial, dessa forma conseguimos alcançar um resultado muito positivo na apresentação e compreensão de projetos pelos nossos clientes e os executores na obra — explica Marcel.
Paixão por arquitetura é o combustível
Empreender exige comprometimento e dedicação. Sabendo disso, Juliano e Marcel buscaram descobrir qual o seu nicho de atuação compreendendo suas verdadeiras paixões na arquitetura.
— Acreditamos que a natureza tem a capacidade de trazer o bem estar na vida de qualquer pessoa, e foi assim que surgiu o escritório, dois arquitetos apaixonados por arquitetura e paisagismo, trabalhamos com oque tem de mais avançado no mercado em softwares de realidade aumentada, idealizando o projeto antes de ser executado — relata Marcel.
Continua depois da publicidade
O paisagismo é uma paixão em comum, além da arquitetura, e por isso em seus projetos, eles buscam sempre aplicar um pouco de natureza. Quem busca o trabalho da FG, sabe que essa é uma característica dos projetos da dupla.
— Atualmente o nosso diferencial é a integração do paisagismo em nossos projetos, desde projetos de interiores, escritórios ou comerciais, sempre procuramos criar espaços verdes e naturais, para um melhor relacionamento do público alvo ou colaboradores, a arquitetura biofílica é nossa inspiração — aponta Juliano.
Utilizar suas principais características e paixões como diferenciais e ter empatia pelo o que o cliente anseia nos projetos, tem surtido efeito positivo para a dupla. Um dos próximos passos é a possível instalação de uma filial na capital do estado.

— Nosso principal diferencial é atender todas as necessidades que compõem um projeto, entender os anseios do cliente e oferecer o que há de mais atual no mercado. Estamos sempre em busca do aperfeiçoamento, atualização e novidades no mercado da decoração e também da construção civil, conseguimos entregar um projeto completo sem precisar de mais nenhum profissional da área — finaliza Juliano.
Continua depois da publicidade
Quer saber mais sobre o escritório FG Arquitetos Associados? Acesse o site.
Leia também
Mais conexão junto à comunidade: Empresária escolhe Palhoça para viver com mais qualidade de vida
Como os hábitos da cultura japonesa podem ajudar a investir melhor