A Arquidiocese de Florianópolis promove neste sábado, dia 7, uma celebração de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio.
Continua depois da publicidade
O evento aberto a toda comunidade será realizado a partir das 18h, na Igreja São Sebastião, no Largo São Sebastião, na Rua Bocaiúva, próximo da Avenida Beira-Mar Norte, na Capital.
A celebração atende a um apelo do Papa Francisco, formalizado no dia 1º de setembro, para que neste dia 7 de setembro o mundo todo se una em um dia de jejum e oração pela paz na Síria e no Oriente Médio.
No mesmo dia, o Papa preside uma vigília de oração na Praça de São Pedro, em Roma, das 19h à 0h. O evento da Arquidiocese de Florianópolis seguirá a mesma dinâmica do realizado no Vaticano.
Continua depois da publicidade
A oração em Florianópolis começa com a Celebração Eucarística, às 18h, presidida pelo Padre Vilson Groh, coordenador arquidiocesano da Pastoral Presbiteral, e segue até a meia-noite, conduzida por movimentos, pastorais, e religiosos da igreja.
– O evento está aberto para todas as pessoas que quiserem se engajar nessa causa de oração pelo povo sofrido da Síria – disse o padre Vilson Groh.
Em dois anos e meio de conflito na Síria, mais de 110 mil pessoas foram mortas, incluindo crianças, desde o início da revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, que se transformou em uma guerra civil, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
Continua depois da publicidade
Em 21 de agosto passado, um ataque químico nos arredores de Damasco, Capital da Síria, deixou 1.429 mortos, incluindo 426 crianças. O Congresso americano debate a possibilidade de uma operação militar no país do Oriente Médio.
Programação da celebração pela paz na Síria, em Florianópolis:
18h – Celebração Eucarística, às 18h, presidida pelo Padre Vilson Groh
19h – oração com equipes de Nossa Senhora
20h – oração com seminaristas da Arquidiocese
20h30 – Movimento de Emaús
21h – oração com as comunidades de vida consagrada
22h – vida religiosa
23h – participação dos padres e diáconos da comarca da Ilha e dos demais membros do clero
Onde: Igreja São Sebastião, no Largo São Sebastião, Rua Bocaiúva, perto da Av. Beira-Mar Norte, Florianópolis
Quando: sábado, dia 7, a partir das 18h