O ex-presidente do Banco Central e economista, Armínio Fraga, declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das Eleições 2022. O apoio foi noticiado, inicialmente pelo Estadão Broadcast, na terça-feira (4), e confirmado pelo g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
— Vou declarar apoio a Lula. Pensei em anular para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram — disse ele em podcast.
Armínio foi presidente do BC durante o segundo mandado de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2002. Apesar de anteriormente não ter declarado o voto de forma aberta, o economista já demonstrava crítica ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
Durante a leitura das duas cartas em defesa da democracia, em agosto deste ano, o ex-presidente do Banco Central discursou e durante fala relembrou situações similares vividas no passado pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
— As sociedades mais prósperas do planeta, aquelas onde reina a liberdade, a solidariedade, a prosperidade, são, todas, democracias. Nós vivemos hoje em um mundo onde ameaças autoritárias e populistas às vezes nos assustam. Nós já vivemos isso no passado, e não é novidade — disse ele durante o evento.
— Eu falo com toda a convicção (…) que nós não temos um caminho que não o da liberdade, da democracia, da justiça. E é por isso que estamos aqui. É uma situação esdrúxula essa, mas toda a nossa energia, toda a nossa coragem tem que ficar nesse momento concentrada em salvar o que foi conquistado ao longo dos anos e o que é a base do nosso futuro — continuou.
Leia também
Jorginho se agarra em Bolsonaro e Décio se agarra em si mesmo
Número de abstenções bate recorde nas Eleições 2022 em SC: “Receio do antagonismo”
Quem venceu a corrida para o governo estadual em cada cidade de SC; veja mapa