O grupo criminoso que invadiu uma transportadora no bairro América durante a noite de sábado (5) e madrugada de domingo (6) em Joinville utilizou armamento pesado, colete balístico e disfarce para conseguir ter acesso à empresa e roubar as mercadorias. Os caminhões e cargas levados foram avalidos em R$ 3 milhões.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O delegado Murilo Batalha, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) explica que, para entrar no local, os criminosos se passaram por funcionários terceirizados e, já dentro da empresa, os 15 homens anunciaram o assalto.
De acordo com Batalha, conforme mostram câmeras de segurança do estabelecimento, os homens estavam munidos de fuzis, vestiam coletes balísticos e luvas táticas, além de balaclavas para esconder o rosto.
— Se tratava de uma quadrilha extremamente preparada para cometer o crime, são especializados — destaca o delegado.
Continua depois da publicidade
Imagens de câmeras de monitoramento instaladas nas redondezas da empresa mostraram que os suspeitos, após o roubo, fugiram em direção a Curitiba. Neste meio-tempo, as polícias Civil e Militar de Joinville trocaram informações com policiais do Paraná, que conseguiram interceptar parte do grupo e prenderam oito dos 15 suspeitos.
Ainda segundo o delegado Batalha, toda a carga roubada já foi recuperada e estava dentro de um depósito em Araucária, mesmo local onde os homens foram detidos. Apenas um dos quatro caminhões que haviam sido levados ainda não foi encontrado.
A DIC, que prosseguirá com as investigações, ainda suspeita que o mesmo grupo tenha praticado um assalto parecido a outra transportadora em Garuva. O crime aconteceu há cerca de 30 dias e, conforme Batalha, cerca de 15 homens entraram no local e utilizaram o mesmo método para praticar o crime.
— Era o mesmo modo operandi e quantidade de arma. Tudo indica que seja o mesmo grupo. De lá, levaram cerca de R$ 300 mil — aponta.
Continua depois da publicidade
Funcionários foram colocados dentro de um baú
O crime aconteceu por volta de 23 horas, na região central de Joinville. Com armas, os homens renderam os seguranças da transportadora, que foram colocados dentro do baú de um caminhão, mas não se feriram.
Cerca de oito horas após serem abordados, os vigilantes conseguiram sair retirando o assoalho do veículo e acionaram a polícia.
Os criminosos permaneceram no local durante a madrugada até escolher as cargas que seriam roubadas. Foram levados quatro caminhões carregados com eletrodomésticos, pneus e cobre.
No fim da manhã de domingo, a Polícia Militar do Paraná encontrou três caminhões e as respectivas cargas levadas da transportadora de Joinville.
Continua depois da publicidade
De acordo com o delegado Murilo Batalha, os integrantes do grupo são do Paraná e os que já foram presos, seguem detidos em Curitiba. Como o crime aconteceu em Joinville, no entanto, as investigações seguem pela DIC de Santa Catarina.
— A investigação continua, a fim de identificar o restante do grupo, já que ainda são sete foragidos. Também pretendemos prender as armas de fogo utilizadas — finaliza o delegado.
Leia também
Homem de 66 anos é mais uma vítima de dengue em Joinville
Cão desaparecido há três dias é resgatado de bueiro em São Bento do Sul
Motorista causa acidente, recebe ajuda em fuga e acaba preso por embriaguez em Joinville