Uma família argentina foi flagrada colocando em risco as próprias vidas ao passear pela BR-101 com duas pessoas no compartimento de carga de uma picape durante a manhã desta segunda-feira (8). Desafiando as leis de trânsito no Estado, eles pretendiam seguir a viagem dessa forma por cerca de 60 quilômetros, mas foram parados e multados pela Polícia Rodoviária Federal enquanto trafegavam por Itapema.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Ainda segundo a PRF, além dos jovens que ficavam do lado de fora do veículo, uma criança de dois anos também estava no colo da mãe, no banco dianteiro, sem qualquer segurança. Os turistas contaram aos agentes que planejavam viajar nessas circunstâncias de Itapema até Florianópolis e que todos pertencem à mesma família.

O condutor do carro com placas da Argentina foi multado por transportar pessoa em compartimento de carga, o que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é considerado infração gravíssima, com acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Prevista no artigo 230, inciso II, a multa para quem levar passageiros em caçambas ou na parte externa dos veículos é de R$ 191,54.

Duas pessoas estavam no compartimento de carga do veículo (Foto: PRF, Divulgação)

Além disso, o motorista ainda cometeu também a infração de transportar criança sem segurança, penalidade que consta no artigo 168 e gera uma multa no valor de R$ 293,47 — mais sete pontos na CNH. Há, ainda, a medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Continua depois da publicidade

Segundo os agentes que flagraram a irresponsabilidade na rodovia catarinense, os passageiros tiveram de seguir viagem em outro carro, após amigos argentinos serem chamados para transportá-los até Florianópolis.

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Investigação apura se suicídio foi simulado para esconder assassinato em Blumenau

Assassinos armados invadem casa e matam três em Navegantes