A aproximação da Argentina com Santa Catarina foi o objetivo da Jornada Caminhos para a Integração Produtiva, realizada nesta segunda-feira, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento contou com lideranças políticas e empresariais dos dois países, entre eles o ministro da Agricultura da Argentina, José Luiz Garay.

Continua depois da publicidade

Ele afirmou que essa união poderá potencializar o desenvolvimento nos dois países e melhorar a qualidade de vida da região.

De acordo com um dos integrantes do Núcleo Estadual de Integração de Faixa de Fronteira e gerente regional do Sebrae, Enio Parmeggiani, há a intenção do governo argentino em promover o desenvolvimento das províncias de Misiones e Corrientes em parceira com Santa Catarina, pela proximidade geográfica.

– Nós somos um dos maiores pólos de proteína do mundo e o norte da Argentina pode fornecer milho para nós, além de madeira para a indústria moveleira. Isso pode ser feito através de intercooperação com cooperativas de Misiones. Além disso o governo argentino demonstrou a possibilidade de arrendar terras no país vizinho para produção de milho – disse Parmeggiani.

Outra ação que vem sendo discutida entre os países é a Rota do Milho, que deve ser inaugurada dentro de um mês, trazendo milho do Paraguai para Santa Catarina. O evento foi promovido pelo Núcleo de Fronteira, Fórum de Competitividade para o Desenvolvimento do Oeste e Bloco Regional de Intendentes, Prefeito, Alcaides e Empresários do Mercosul (Bripaem).

Continua depois da publicidade

Um novo encontro será realizado nos próximos meses em Posadas, capital de Misiones.