A etapa de abertura da 22ª edição do Tour de Santa Catarina teve seu dia de Paris-Roubaix. A chuva e os 6 km em três trechos de paralelepípedo desafiaram os 64 ciclistas de 12 equipes que percorreram 131,6 km entre Joinville e Timbó, na região conhecida como “Vale Europeu”.
Continua depois da publicidade
No trajeto, a corrida – que recebeu o nome de Tour da Reconstrução pela Federação Catarinense de Ciclismo – passou por diversos pontos afetados por deslizamentos causados pelas chuvas do mês de novembro de 2008.
– Pela primeira vez em 22 anos tivemos chuva na primeira etapa do Tour de Santa Catarina – falou João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.
A vitória da primeira etapa ficou com o argentino Edgardo Simon, ciclista de 34 anos que defende a equipe paulista Via Cabo, de São José dos Campos. Simon foi o mais rápido na chegada em Timbó com o tempo de 2h51min44s.
O argentino venceu também a primeira meta volante da competição, no KM 54,2.
Continua depois da publicidade
– A etapa foi muito bonita. Foi perigosa por causa da chuva, mas menos mal que a chegada foi em linha reta. É uma prova para ciclistas de montanha, então devo ajudar meus companheiros nas próximas etapas – explicou o argentino.
Na segunda colocação ficou Kleber Ramos, da equipe paulista Fapi, de Pindamonhagaba. Em terceiro chegou o ciclista uruguaio, Facundo Lionel Bazzi, do Club Olímpico Juvenil Flores.0
O paranaense Alcides Vieira, venceu o primeiro prêmio de montanha, no KM 70,3, e conquistou a camisa branca com bolas vermelhas. Na segunda colocação do prêmio de montanha ficou Antonio Nascimento, da Memorial-Santos, seguido pelo catarinense Marcelo Moser (Avaí-Florianópolis), campeão de montanha da Volta de SP em 2008.
A 22ª edição do Tour de SC prossegue com a segunda etapa nessa quinta. Serão 100,1 km de Timbó a Lontras. A competição vai passar pela rodovia SC-416, Rodeio, BR-470, Ascurra, Apiúna, Ibirama e rodovia SC-421 até a entrada de Presidente Getúlio. A caravana retorna sentido Ibirama, BR-470 até chegar na cidade de Lontras.
Continua depois da publicidade
No caminho, os atletas vão enfrentar algumas subidas e uma serra a partir do KM 86, onde os ciclistas disputarão o segundo prêmio de montanha no KM 90.
A largada está marcada para as 9h em frente à Prefeitura Municipal e a chegada prevista a partir das 11h em frente à Prefeitura Municipal de Lontras.
Acompanhe todos os detalhes do Tour de SC no blog O GREGÁRIO