Vamos conhecer o primeiro finalista da Copa do Mundo do Catar nesta terça-feira (13). Argentina e Croácia se enfrentam no Estádio Lusail e sonham com a vaga na decisão para dar alegria aos seus torcedores apaixonados por futebol.
Continua depois da publicidade
As seleções se reencontram quatro anos depois dos croatas derrotarem os argentinos por 3 a 0 no Mundial da Rússia. No dia 21 de junho de 2018, Beric abriu o placar após erro de Caballero, e Modric e Rakitic confirmaram a vitória.
Receba notícias do DC via Telegram
Croácia
O país europeu busca uma afirmação no mundo do futebol. Independente desde 1991, a Croácia se filiou na Fifa no ano seguinte. Desde então, só disputou menos semifinais que França e Alemanha. São sete Copas no currículo e três vezes entre as quatro melhores seleções do planeta.
Agora, em 2022, quer mais: entrar no seleto grupo das campeãs. A última conquista inédita foi a da Espanha, na África do Sul, em 2010. E depois de 2018, quando foi vice para a França, a Croácia, com pouco menos de quatro milhões de habitantes, espera dar mais um passo e chegar ao topo.
Continua depois da publicidade
– Somos muito menos, mas nossa paixão pelo futebol é igual. Sempre digo aos jogadores que gostem do futebol, porque não há sucesso se você não gosta do seu trabalho. Todos trabalhamos com muita alegria. Volto a lhes dizer para que se divirtam. Chegamos entre os quatro primeiros, talvez não esperássemos isso. O mundo inteiro vai assistir o jogo da Croácia – disse o técnico Dalic.
“Timaço liderado por Messi”, diz técnico da Croácia sobre semifinal contra Argentina
Argentina
Os nossos vizinhos vivem uma crise financeira que parece não ter fim. Em 2022, os níveis de pobreza foram superiores a 36%, e a pobreza extrema subiu para 8,8%, alcançando cerca de 2,6 milhões de pessoas. A inflação anual deve passar de 100%.
Esses números, o povo na Argentina e o sonho do tricampeonato motivam ainda mais o time comandado por Lionel Scaloni e que tem o craque Lionel Messi no elenco.
– A esperança é a de todos os argentinos, isso é evidente. Agradecemos ao torcedor que fez um esforço tremendo, porque sabemos o quanto custa vir aqui, e àquele que está sofrendo na Argentina. Daremos o máximo – disse Scaloni.
Continua depois da publicidade
Técnico da Argentina projeta decisão contra a Croácia e alerta: “Joga igual e muito bem”

Croácia e Argentina se enfrentam na tarde desta terça-feira (13), às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. O vencedor irá pegar França ou Marrocos na grande final.
Leia mais
Confronto entre Argentina e Croácia é marcado por feitos de Messi e Modric
Árbitro da abertura da Copa do Mundo apita Argentina x Croácia