A Argentina recebeu em 2007 um total de 2,2 milhões de turistas estrangeiros. Esse número equivale a 15% a mais do que em 2006. Atraídos pelo câmbio favorável, o charme do tango, a macia carne bovina, a paisagem européia de Buenos Aires e os cenários exóticos da Patagônia, da Cordilheira dos Andes e do árido norte argentino, os turistas estrangeiros estão optando cada vez mais pela Argentina como um destino seguro e barato.

Continua depois da publicidade

– Mais além de uma atraente relação entre preço e qualidade, a diversidade dos produtos turísticos que conformam a oferta nacional nos situam em uma posição destacada. Nos transformamos em um destino de excelência, na esfera do turismo mundial – sustentou o Secretário de Turismo, Enrique Meyer.

O setor turístico está investindo intensamente na construção de novos hotéis, não somente em Buenos Aires (onde estão sendo reciclados velhos estabelecimentos), mas também no interior do país. Grande parte dos investimentos estão focalizados em hotéis-boutique. O setor também está apostando pelo turismo gay, já que desde a crise de 2001-2002, a capital argentina deslocou o Rio de Janeiro como o destino gay-friendly da América do Sul.

Do total de turistas estrangeiros que desembarcaram na Argentina em 2007, 489.481 eram provenientes do Brasil. Em segundo lugar, estão os americanos, com a marca de 286.240 turistas. Em terceiro posto estão os chilenos, com 253.926. Além disso, no ano passado um total de 167.397 espanhóis visitaram o país, seguidos pelos italianos, com 104.389 pessoas.

Continua depois da publicidade