Um dos motivos de reclamação da AFA (Associação de Futebol Argentino) pela eliminação da Copa América é a falha no sistema de comunicação entre o árbitro equatoriano Roddy Zambrano e seus auxiliares, incluindo os de vídeo (VAR). Os dirigentes alegam que houve interferência no sinal de rádio usado por eles.

Continua depois da publicidade

O Comitê Organizador da Copa América admite o problema, mas apenas antes do início da semifinal entre Brasil e Argentina, no Mineirão. Quando a partida começou, o problema estava resolvido e não voltou a acontecer durante os 90 minutos.

O Brasil venceu por 2 a 0 e avançou à final do torneio. A AFA planeja apresentar uma reclamação formal à Conmebol quanto à atuação de Zambrano.

Jogadores e dirigentes se queixam que dois pênaltis não foram marcados para a Argentina. Em um deles, que teria sido cometido por Daniel Alves em Agüero, resultou, na sequência, no segundo gol do Brasil.

Eles acusam também a não marcação de outra penalidade, que teria sido cometida sobre Otamendi.

Continua depois da publicidade

"Todas as idiotices foram marcadas a favor deles. Houve pênaltis bobos durante toda a Copa América e hoje não marcaram um em Otamendi. Nem sequer consultaram o VAR. É para analisar. Oxalá a Conmebol faça algo porque nós fizemos um sacrifício enorme", disse Messi após a derrota.

Os jogadores argentinos disseram que pelo menos o VAR teria de ter sido consultado por Zambrano e insinuam que o equatoriano se sentiu intimidado porque o Brasil jogava em casa.

Leia também: Catarinense assume cargo na CBF