Em uma rodada cheia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, três seleções de ponta do futebol mundial se classificaram nesta terça-feira para vir ao Brasil em junho de 2014. Argentina, Holanda e Itália venceram suas partidas e garantiram vaga. Na confederação da América Central e do Norte, Estados Unidos e Costa Rica se juntaram a uma lista de classificados que já tem 10 seleções.

Continua depois da publicidade

Em Assunção, ao golear o Paraguai por 5 a 2, o time de Messi não só confirmou a vaga na Copa, mas também eliminou de vez os paraguaios. Em Turim, os italianos derrotaram a República Checa por 2 a 1, de virada, para garantir sua vaga. E os holandeses foram a Andorra e venceram o time da casa por 2 a 0, com dois gols de Van Persie. Na Europa, faltam duas rodadas e outras 11 vagas estão abertas – sete delas, diretas, e outras quatro na repescagem.

Após os resultados desta terça, Alemanha e Suíça se uniram à Bélgica (que folgou), no grupo de times que podem se classificar com uma vitória simples na próxima rodada, dia 11 de outubro. Os alemães bateram as Ilhas Faroé por 3 a 0 e permaneceram na liderança do Grupo C. Os suíços derrotaram a Noruega por 2 a 0 e abriram cinco pontos de vantagem na ponta da chave E. Os grupos F, G, H e I estão abertos, com vantagem para os líderes Rússia, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra e Espanha.

Na Ásia, Uzbequistão e Jordânia voltaram a empatar em 1 a 1. A decisão da vaga na repescagem, contra o representante da América do Sul, foi para os pênaltis. Melhor para os jordanianos, que agora aguardam a definição do quinto colocado nas Eliminatórias sul-americanas. Hoje, a posição é do Uruguai, em ascensão: o time de Cavani venceu a Colômbia por 2 a 0.

Os Estados Unidos derrotaram o México por 2 a 0 e garantiram uma das quatro vagas diretas da região, assim como a Costa Rica, que empatou com a Jamaica, mas foi beneficiada pelo empate em 2 a 2 entre Honduras e Panamá.

Continua depois da publicidade