Finalistas da primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, Argentina e Uruguai se organizam para sediar a edição de 2030 do campeonato. Governantes e dirigentes de futebol dos dois países criaram uma comissão binacional para unir forças e receber a edição especial da competição. A primeira Copa, em 1930, foi no Uruguai e, na final entre os sul-americanos, os donos da casa venceram por 4 a 2.

Continua depois da publicidade

O primeiro encontro da comissão aconteceu na sede do Ministério de Turismo argentino, em Buenos Aires. Participaram da reunião, pela Argentina, o ministro Enrique Mayer, o secretário de Esportes, Claudio Morresi, e o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona. Pelo Uruguai, estiveram presentes Ernesto Irureta e Liliam Kechichian, dos ministérios de Turismo e Esportes, e o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Sebastián Bauzá.

As duas associações sul-americanas vão propor a candidatura no próximo congresso da Fifa, em julho. A entidade máxima do futebol já definiu as sedes das Copas de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). A edição de 2026 ainda não tem local definido. Até hoje, a única Copa do Mundo realizada por dois países foi 2002, Mundial organizado por Japão e Coreia do Sul e vencido pelo Brasil.