A Argentina confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos na sexta-feira (27). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país em um comunicado oficial. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O paciente procurou o serviço de saúde no último domingo (22) com sintomas compatíveis com o da varíola dos macacos — pequenas feridas pelo corpo e febre. Ele é morador de Buenos Aires e tinha retornado de uma viagem a Espanha.
O país europeu identificou um surto desta infecção. De acordo com o jornal “Clarin”, ainda são esperados resultados para identificar qual tipo de varíola dos macacos foi detectado. O objetivo é saber se é o mesmo em circulação na Europa.
O Brasil ainda não registrou casos da varíola dos macacos. O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar a doença no país e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota recomendando adoção de medidas de proteção em aeroportos.
Continua depois da publicidade
O que é a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente.
Os sintomas são:
- dores de cabeça
- dores no corpo
- nódulos linfáticos inchados
- cansaço
- erupções cutâneas nas mãos e pés.
Leia também
Doenças respiratórias são principal causa de sobrecarga em hospitais infantis de SC
SC registra mais sete mortes por dengue, e total de óbitos chega a 47
SC amplia público-alvo para vacinação contra gripe e sarampo