A Arena Jaraguá está recebendo os preparativos para receber cerca de 550 atletas de todo o País que disputarão a Copa Brasil de Tênis de Mesa, que acontece entre quinta-feira e domingo, com entrada gratuita.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, a equipe trabalhava na instalação do piso emborrachado, onde serão colocadas as 20 mesas de competição. Nesta terça será montada a arquibancada móvel destinada ao público que vai acompanhar a Copa Latina da modalidade, evento paralelo que ocorre sexta e sábado. Os jogos acontecerão todos os dias, das 8 às 20 horas.

Integrantes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) já estão na cidade. Na quarta-feira começam a chegar os 16 atletas da seleção brasileira que vão disputar a Copa Latina de Tênis de Mesa, que serve como preparação dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A competição será transmitida pelo canal Sportv e contará com quatro atletas da seleção, quatro estrangeiros e os oito melhores colocados do ranking nacional.

Entre os nomes que confirmaram a participação no evento está o técnico da seleção brasileira Hugo Hoyama, que vai jogar na Copa do Brasil na quinta e sexta-feira, e o mesatenista brasileiro Hugo Calderano, um dos melhores do mundo no juvenil, que vai disputar a Copa Latina.

Continua depois da publicidade

No sábado também haverá um evento paraolímpico, com uma partida de exibição com Luiz Henrique Medina, medalhista nos Jogos Parapan-Americanos de 2007. Também haverá a participação de dez atletas jaraguaenses na disputa, que se estende da categoria pré-mirim a veterano.

Projeto social nas escolas

Os representantes da CBTM e a maioria dos competidores ficarão hospedados em hotéis, mas também haverá um alojamento na Arena Jaraguá. O líder de eventos da confederação, Márcio Cruz de Sousa Pinto, diz que a organização também avalia a realização de um projeto social nas escolas nesta semana. A ideia é levar os atletas a algumas instituições para conversarem e jogaram partidas de tênis de mesa com os estudantes.

A Copa Brasil de Tênis de Mesa será disputada em seis etapas e Jaraguá do Sul sediará a segunda fase do torneio. A competição também acontece em Manaus, Vitória, Maringá, Aracaju e Maceió. Esta é a primeira vez que a cidade recebe um evento nacional da modalidade.

Continua depois da publicidade

– Mostra não só que Jaraguá está consolidada na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, mas também a diversificação das competições esportivas – comenta o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Alessandro Martins.