Após uma vistoria dos bombeiros militares no final de junho, a Arena Jaraguá terá que adequar alguns itens no espaço que recebe até oito mil pessoas. As exigências não alteram o funcionamento do ginásio multiuso. Além disso, a 5ª Promotoria de Justiça da comarca de Jaraguá do Sul abriu um inquérito para reforçar a fiscalização.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região
O comandante dos bombeiros militares, Maicon Motelievicz, explica que os problemas encontrados não colocam em risco os visitantes ou o funcionamento da estrutura, mas são necessários para seguir as normas de segurança estaduais. Ao todo, são oito itens que comprometem parcialmente algum setor de segurança da Arena.
– Um alarme de incêndio não funcionou, mas próximo do local tem outro que estava em perfeitas condições. São melhorias bem específicas e que são de fácil adequação – afirma.
Continua depois da publicidade
Motelieviz aponta que serão necessários ajustes no sistema de saída de emergência, alguns corrimãos estavam corroídos. Também será revisto o sistema de proteção dos extintores, o sistema de alarme e iluminação de emergência. Outra ação será no sistema hidráulico preventivo, a caixa d’água, que é de plástico, não tem proteção contra incêndio.
– Um ponto importante é a criação de uma brigada de incêndio que atue durante grandes eventos para prestar os primeiros socorros e conduzir as pessoas para evacuação – explica.
As notificações foram encaminhadas ao Ministério Público por causa da corporação técnica entre as duas instituições. Segundo comandante, os laudos em edificações que reúnem grande número de visitantes são encaminhados ao MP por exigir uma atenção maior na segurança. Um exemplo foi no começo deste ano, quando as sociedades de tiro de Jaraguá do Sul tiveram que cumprir o Termo de Ajuste de Conduta (Tac) em relação as exigências dos bombeiros.
Continua depois da publicidade
A Arena Jaraguá tem diversos prazos para adequação da lista. O primeiro será em agosto deste ano e o último apenas em 2016. As datas podem ser revistas a pedido do notificado, mas antes de vencer o prazo.
O diretor de turismo da Fundação Municipal de Esporte e Turismo, Fenísio Pires Júnior, aponta que as notificações são vistas como melhorias para a Arena Jaraguá. Ele destaca que o espaço está em perfeitas condições para receber a agenda de 2015.
– Ainda não fomos notificados pelo MP, mas estamos buscando cumprir os prazos e iniciar os orçamentos para fazer as adequações.
Continua depois da publicidade
Júnior diz ainda que a administração municipal está comprometida em realizar as melhorias e o espaço possuiu um alvará expedido pelos bombeiros voluntários em março deste ano.
– É o nome da Arena Jaraguá que está em jogo. Conquistamos o cenário nacional de grandes eventos e não queremos perder esse espaço – enfatiza.