Com as investigações sobre o acidente na Arena Corinthians, em São Paulo, ainda em andamento, a Fifa desistiu de esperar que o estádio fique pronto ainda no verão.
Continua depois da publicidade
– Em São Paulo, estamos ainda esperando o relatório das autoridades, por isso não há como fazer previsão. Estamos esperando a entrega de cinco estádios em janeiro e fevereiro, e o de São Paulo, até o dia 15 de abril – afirmou Valcke ao final de uma entrevista coletiva na Costa do Sauípe.
Apesar de o tema ser as decisões do Comitê Executivo e de o presidente da entidade, Joseph Blatter, ter tentado impulsionar uma agenda positiva ao anunciar a antecipação do Fundo de Legado da Fifa para investimentos no futebol de base no Brasil – serão aplicados entre US$ 20 milhões e US$ 100 milhões -, as perguntas foram basicamente sobre o acidente em Itaquera, o atraso nas arenas e a sistemática do sorteio, que vai sortear uma das nove equipes europeias para um pote misto com sul-americanos.
– O que a Fifa pode fazer é pedir a Deus e a Alá que não haja mais acidentes, e esperar que a reconstrução da Arena Corinthians seja a mais rápida possível, porque o acidente ainda está sendo investigado – afirmou Blatter.
No Comitê Organizador Local, na Fifa e no Governo Federal, trabalha-se com a perspectiva de ter o Beira-Rio pronto e inaugurado pela presidente Dilma Rousseff até o final de janeiro. Além do Itaquerão, os estádios mais atrasados são os de Curitiba e Cuiabá.
Continua depois da publicidade