Três estádios foram sorteados na tarde desta terça-feira para receberem uma nova vistoria do Ministério Público de Santa Catarina, com o objetivo de aumentar a segurança do público do Campeonato Catarinense 2015. O estádio do Sesi, em Blumenau, onde o Metropolitano comanda seus jogos, será verificado presencialmente pelos peritos, enquanto a Arena Condá, em Chapecó, e o Renato Silveira, em Palhoça, terão a documentação fiscalizada por análise técnica do Centro de Informação e Pesquisa do MPSC.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias do Campeonato Catarinense
::: Confira a tabela de classificação do Estadual
O sorteio foi realizado na sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBE), respeitando o prazo de 30 dias úteis a partir do início do Estadual. Este processo faz parte do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta celebrado em dezembro de 2013 entre o Ministério Público, a SCCLUBES e a Federação Catarinense de Futebol. No ano passado, os estádios fiscalizados foram o Heriberto Hulse (in loco), Orlando Scarpelli e João Marcatto (documentação).
Continua depois da publicidade
– Trata-se de uma ação importante para a evolução do futebol catarinense, pois demonstra transparência do processo e das ações – afirmou nesta tarde o presidente da SCCLUBES, Nilton Macedo Machado, que retirou o bilhete do Estádio Renato Silveira, do Guarani de Palhoça. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Greicia Malheiros da Rosa Souza, retirou o bilhete do estádio do Sesi, enquanto o assessor jurídico da FCF, Rodrigo Capella, sorteou o estádio da Chapecoense.
Antes do início do Campeonato Catarinense 2015, todos os dez clubes que disputam a elite do Estadual entregaram quatro laudos para o Ministério Público e Federação Catarinense de Futebol para a liberação dos estádios. São eles: os laudos de segurança, de engenharia, de prevenção e combate de incêndios e de condições sanitárias e higiene.
Nilton Macedo aproveitou a oportunidade para solicitar ao Ministério Público que no final deste ano sejam unificadas, no mesmo dia e horário, as vistorias dos quatro órgãos que emitem os lados.
Continua depois da publicidade
– Isso vai agilizar o processo, pois cada órgão vistoria de uma forma e, às vezes, um exige uma coisa diferente do outro – justificou. Eduardo Paladino, promotor de Justiça do MP, comprometeu-se a avaliar o pedido.