Um trecho da faixa de areia da praia largada de Balneário Camboriú voltou a ser coberta de conchas. Elas foram vistas desta vez na beira do mar na Barra Sul, perto de onde se formou uma “lagoa” e também surgiu um “degrau”. A prefeitura da cidade diz que o fenômeno é reflexo da ressaca do mar.

Continua depois da publicidade

— As conchas estão no fundo marinho e a ressaca joga na praia — afirmou a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi, ao g1.

Segundo ela, o aparecimento não está relacionado ao alargamento da faixa de areia, obra que terminou há um ano. Porém, durante os trabalhos de ampliação da área para banhistas, centenas de conchas foram vistas na Praia Central, quando a draga transportou areia do fundo do mar para a orla.

Conchas chamam atenção no alargamento da praia em Balneário Camboriú

Imagens mostram “degrau” gigante na praia alargada de Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Na época, em agosto de 2021, moradores chegaram a recolhê-las e levá-las para casa.

O professor de ecologia e oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Paulo Horta diz que é necessária uma análise mais aprofundada da situação.

— O assoalho do oceano é composto por um histórico de muitas e muitas camadas. Podemos estar diante de um destes momentos que foi exposto com o processo erosivo no local. Esse processo e o caso objetivo precisam ser investigados para se avaliar se estamos tratando de um processo recente ou antigo. Se recente, pode ter sido essa ou essas populações podem ter sido transportadas ou soterradas durante a dragagem — afirmou o professor.

Por que Balneário Camboriú atrai tanta atenção

Leia mais

Praias do Litoral Norte de Santa Catarina recebem Bandeira Azul neste fim de semana

Balneário Camboriú recebe navio cruzeiro Armonia com 872 passageiros pela primeira vez