Uma área de preservação ambiental na rua João Ebertt, no bairro Comasa, zona Leste de Joinville, se transformou em depósito de lixo. Moradores afirmam ter presenciado um caminhão deixando lixo no local. Denúncias foram feitas à Prefeitura.

Continua depois da publicidade

Na área de mangue, coberta por vegetação, a reportagem de A Notícia constatou que há todo tipo de lixo: desde restos de construções a lixo doméstico e carcaças eletrônicas.

A aposentada Rosângela Rodrigues, 53 anos, presenciou até queimadas de pneus e computadores no local.

– É uma área de preservação ambiental, deveria haver fiscalização. Nós pagamos R$ 400 de IPTU e moramos em frente a um lixão como esse? – lamenta.

Continua depois da publicidade

A moradora diz que procurou a subprefeitura do bairro e foi prometido uma limpeza. Porém, nada foi feito.

– Foi prometido limpeza e plantio de árvores, mas ninguém faz nada – reclama.

Contraponto

Segundo o subprefeito da região Leste, José Célio Machado, o lixo é um problema recorrente em vários pontos do bairro. Ele afirma que o lixo depositado em local proibido é recolhido com frequência pela regional e é levado para o aterro sanitário.

Porém, ele alega que esta não é uma responsabilidade do município e que o cidadão deve se responsabilizar pelo seu lixo. Em caso de descarte de móveis, José Célio aconselha o morador a solicitar o serviço da empresa de coleta.

Continua depois da publicidade

– Jogam lixo em tudo quanto é lugar e sobra para a Prefeitura – reclamou.

O subprefeito se comprometeu em dar atenção ao problema.