As áreas de escape da BR-376, que liga o Paraná ao Norte de Santa Catarina, impediram dois acidentes de trânsito na manhã da última terça-feira (25). Ambos ocorreram com 10 minutos de intervalo, envolvendo caminhões de carga.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O primeiro acidente aconteceu às 10h05, na área de escape do km 667,1. Uma carreta que carregava 32 toneladas de vergalhões de ferro sofreu uma falha nos freios, perdendo o controle. O motorista, um homem de 44 anos, já conhecia a área e se dirigiu à área de escape. O veículo percorreu 55 metros antes de parar.
> Caso de menino desnutrido em Joinville repercute e nutricionista desabafa: “Desespero”
Confira o vídeo no momento do acidente:
O outro acidente aconteceu às 10h15 na área de escape do km 671,7, apenas 10 minutos após o primeiro. O motorista conduzia uma carreta com 20 toneladas de cimento quando perdeu controle do veículo, também devido a uma falha nos freios. Ele conseguiu entrar na área de escape de última hora e percorreu 36 metros até parar.
Continua depois da publicidade
> Criolo se manifesta sobre demissão de professor em cidade de SC: “Lamentável”
Veja o vídeo:
Estruturas já evitaram mais de 270 acidentes em 10 anos
Em agosto deste ano, as áreas de escape da BR-376 completaram 10 anos de funcionamento. A primeira delas foi construída no km 671,7 em 2011. O projeto foi construído seguindo o modelo de áreas de escape automobilísticas, usadas para parar carros de corrida.
A área fica localizada logo após a descida da Serra do Mar, em Guaratuba, onde acidentes de trânsito são comuns. Segundo a Arteris Litoral Sul, a ocorrência registrada na última quinta-feira (25) foi a 275° e, desde sua construção, já salvou 398 pessoas.
Em 2019, a segunda área de escape foi construída no km 667,1, também na Serra do Mar. Esta, por sua vez, já foi usada 77 vezes e salvou 149 pessoas.
Leia também
> Caminhão faz manobra pela área de escape e evita acidente na BR-376; veja vídeo
Continua depois da publicidade
> Ponte torta? Concessionária da BR-101 explica obra no Rio Camboriú
> Conchas chamam atenção no alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja explicação