A área alagada em Porto Alegre equivale a 5 mil campos de futebol, conforme levantamento do Instituto de Pesquisas Hídricas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A capital gaúcha foi invadida pela água do rio Guaíba, que segue acima do nível nesta sexta-feira (10). Os dados foram compilados de forma exclusiva a pedido do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O estudo mostra que Porto Alegre teve 2 mil quarteirões inundados, o que afetou diretamente 86 mil imóveis em um total de 811 km de vias da área urbana da cidade. Ainda em comparativo, o volume de água corresponde a 56 mil piscinas olímpicas.

Pesquisador do RS afirma que “cidades inteiras podem ter que mudar de lugar” após enchente

Do total de 107 óbitos em decorrência das chuvas, quatro foram registrados na capital gaúcha. Segundo o g1, no início desta semana, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), recomendou que moradores dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus deixassem a região por conta dos riscos. O alerta também segue para as regiões de Sarandi, Humaitá, São Geraldo, Centro Histórico, Ipanema e Lami.

Continua depois da publicidade

Outros pontos importantes da cidade também foram tomados pela água. É o caso do Aeroporto Salgado Filho, que deve permanecer fechado até, pelo menos, 30 de maio; o Centro Histórico da cidade; e os estádios de Grêmio e Internacional, que adiaram os próximos sete confrontos.

Guaíba recebeu quase metade do volume de Itaipu

Outro levantamento da UFRGS mostra que o Guaíba recebeu quase metade do volume de água da usina de Itaipu, maior hidrelétrica geradora de energia do mundo, que tem 29 trilhões de litros de água —praticamente o triplo do tamanho do Guaíba.

Entenda causas de uma das piores tragédias climáticas do RS que deixa mortos e desalojados

Isto porque, conforme aponta o estudo, as recentes chuvas no Rio Grande do Sul levaram 14,2 trilhões de litros de água entre 1º e 7 de maio para o lago Guaíba.

Foi justamente o transbordamento do Guaíba que causou diversas inundações no estado gaúcho e resultou em centenas de mortos e desaparecidos, além de feridos.

Continua depois da publicidade

Situação do RS

Na quinta-feira (9), o número de mortos pelas enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 107. Conforme o boletim da Defesa Civil há ainda 135 pessoas desaparecidas e 374 feridos. No total, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 164.583 mil estão desalojadas e 67.542 mil foram levadas a abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 425 relataram problemas relacionados ao temporal. Além disso, uma morte está em investigação.

Leia também

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Catarinense que foi a casamento de familiar é arrastado por enxurrada e morre no RS

Como doar mantimentos e produtos ao RS