Após longos dias de chuva em Santa Catarina, arcos-íris apareceram e embelezaram diferentes cidades do Estado nesta quarta (27) e quinta-feira (28). Os leitores do Diário Catarinense registraram as paisagens e compartilharam as fotos nas redes sociais com legendas reflexivas. “Quem deseja ver o arco-íris, precisa aprender a gostar da chuva”, escreveu uma leitora, usando a frase de Paulo Coelho.

Continua depois da publicidade

> Defesa Civil de Indaial recebe mais de um chamado por minuto durante chuva forte

> Enxurrada em Guabiruba afeta 2 mil pessoas e prefeitura decreta situação de emergência

Por mais de uma semana, a chuva atingiu Santa Catarina sem parar. Deslizamentos, enchentes e alagamentos se estenderam por municípios da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Norte de SC, regiões que foram mais afetadas pelo intenso volume de água.

Mas depois da tempestade, veio a calmaria. Na quarta-feira, as chuvas dimunuiram e os arcos-íris abrilhantaram o Estado com suas cores exuberantes que trazem esperança de um tempo melhor. Porém, para haver o arco-íris, é preciso que haja chuva.

Continua depois da publicidade

Como se forma um arco-íris

O arco-íris não existe. A sua formação é uma ilusão de óptica que depende da posição do observador. Para ser possível enxergar um arco-irís são necessários dois elementos: gotículas de água na atmosfera e luz do sol. Essa luz precisa estar em baixa altitude, mas acima do observador. 

> Veja como está a situação da chuva nas cidades da Grande Florianópolis

Dependendo do ângulo, a luz do sol, que é branca, entra nas gotas de água. Dentro da gotícula, acontece um fenômeno chamado refratação, que divide a luz branca em várias outras cores, e a disperão dos feizes de luz. Aos olhos do observador é possível enxergar sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A previsão para o fim de semana

O final de semana segue com previsão de chuvas. No sábado (30), o dia deve começar ensolarado na maior parte do Estado e no fim da tarde o calor e umidade favorecem pancadas isoladas e mal distribuídas.

Continua depois da publicidade

> SC segue em alerta para temporais e deslizamentos nesta sexta-feira

No domingo (30), a formação de uma nova frente fria na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, combinada com o calor, favorece a ocorrência de temporais. O risco para desastres é considerado moderado pela Defesa Civil.

Veja mais fotos do arco-íris registradas pelos leitores

*Com supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Veja a lista do sorteio para escolas estaduais de SC

Polícia indicia grupo envolvido em pirâmide que girou R$ 70 mi

O que já se sabe sobre o estudo da tríplice viral contra Covid