Os árbitros catarinenses de handebol Sálvio Pereira Sedrez e Fabiano Souza Pereira atuam juntos há 14 anos e agora comemoram o ponto máximo de suas carreiras. Recém-chegados do Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana, os dois já estão ansiosos para apitar em novembro o Campeonato Mundial de Handebol Adulto Feminino, na Croácia.
Continua depois da publicidade
– Estamos muito satisfeitos de termos sido escolhidos como a única dupla das Américas a participar do Mundial – contou Fabiano.
A escolha da dupla de árbitros foi feita durante as partidas de handebol nos Jogos Pan-Americanos, cinco no total. Um ex-árbitro observa atentamente os erros e acertos das duplas e dá a elas uma pontuação. A dupla brasileira recebeu nota média de 74 pontos e máxima de 79, um número considerado excelente pelos critérios de arbitragem e que garantiu vaga na Croácia.
Com o grito preso na garganta e a adrenalina a mil por hora, foi assim que a dupla acompanhou as duas últimas apresentações do handebol feminino. A equipe de arbitragem teve de manter a imparcialidade durante o jogo mesmo sem estar dentro da quadra apitando.
– No quarto, com a porta trancada, gritamos, pulamos e comemoramos muito a vitória do Brasil – revelou Sálvio.
Continua depois da publicidade
Além do feminino, a seleção masculina também garantiu o ouro e, por conseqüência, a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, em 2004. Planos para apitar na Olimpíada os dois árbitros também têm, mas no Campeonato Mundial da Croácia a avaliação começa novamente do zero e só aí eles podem, ou não, ser escolhidos para participar da maior festa do esporte mundial.