Uma das novidades para as semifinais do Campeonato Catarinense 2019 é o árbitro de vídeo (VAR). O equipamento estará presente tanto na Ressacada para Avaí x Criciúma, como na Arena Condá, com Chapecoense x Figueirense, neste domingo (14), às 16h.

Continua depois da publicidade

– O VAR é importante porque dá uma tranquilidade não só para a arbitragem ou para os jogadores, mas para o público também – relata Marco Antônio Martins, diretor do departamento de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Confira os árbitros das semifinais do Campeonato Catainiense

Neste sábado (13), foram realizados eventos de teste para o sistema, que também será utilizado na decisão do Estadual. Ele poderá ser acionado em quatro situações: lances de gol, aplicação de cartão vermelho, marcação de pênalti ou identificação de um atleta para punição.

Cinco profissionais estarão na cabine com os monitores – entre eles, dois operadores de replay. Em Florianópolis, o comando da equipe será de Heber Roberto Lopes, e o supervisor do VAR será Alício Pena Júnior (CBF). Thiago Peixoto comanda o árbitro de vídeo em Chapecó, com Almir Mello (CBF) na supervisão.

Continua depois da publicidade

Ouça as informações: