O professor de Educação Física Bráulio Machado da Silva, 34 anos, vai deixar a tranquila praia de Itapirubá, no Sul do Estado, onde mora, para encarar o maior desafio da carreira neste domingo: apitar o primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense 2014, entre JEC e Figueirense, na Arena Joinville.

Continua depois da publicidade

.: Confira todas as notícias sobre o Figueirense.

Continua depois da publicidade

Nascido em Imbituba, Bráulio é considerado a principal revelação da arbitragem catarinense nos últimos anos. Árbitro da CBF desde 2009, ele foi um dos envolvidos no sorteio para trabalhar na final do Estadual de 2012, após ser eleito Top da Bola em cinco das oito rodadas em que participou, incluindo o clássico entre Avaí e Figueirense, válido pelo segundo turno daquele ano.

Porém, o primeiro grande desafio ocorreu em 6 de outubro de 2012, quando apitou a primeira partida em uma competição profissional da CBF, válida pela Série C, no empate por 1 a 1 entre Santo André (SP) e Tupi (MG). Já em 2013, além da participação no Catarinense, o imbitubense teve a oportunidade de apitar jogos da Série B do Campeonato Brasileiro (como Chapecoense 3 x 1 Avaí) e trabalhou como quarto árbitro em partidas de Série A.

.: Veja mais notícias sobre o JEC.

Neste ano, Bráulio já apitou sete partidas do Estadual, dos quais dois jogos foram do Joinville e válidos pelo quadrangular semifinal, e apenas um do Figueirense, logo na rodada inaugural da competição.

Continua depois da publicidade

O árbitro passou despercebido nos três jogos, onde encarou diferentes situações. Na primeira partida, no Estádio Orlando Scarpelli, Bráulio anulou um gol do Brusque contra o Furacão, após atender o auxiliar Ângelo Rudimar Bechir que marcara impedimento no ataque da equipe do Vale do Itajaí.

No empate sem gols entre Metropolitano e Joinville, Bráulio teve que administrar um apagão nos refletores do Estádio do Sesi. Já na vitória do JEC sobre o Criciúma por 1 a 0, o árbitro teve controle disciplinar do jogo que decidiu o primeiro finalista do Catarinense.