Eles não são jogadores, mas também têm pré-temporada. Questionados por torcedores e até dirigentes, os árbitros não possuem vida mole e também precisam se preparar antes do início do Campeonato Catarinense de 2019. Desde ontem, árbitros e auxiliares que irão atuar no Estadual se reuniram para três dias de treinos, estudos e até prova com profissionais da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Os trabalhos seguem até amanhã no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Cerca de 50 árbitros e auxiliares participaram de um teste teórico na tarde de ontem. Na programação, ainda estão previstas uma palestra sobre o uso do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) e testes físicos. Entre os participantes da pré-temporada estão juízes experientes e inclusive credenciados pela Fifa como Heber Roberto Lopes e Bráulio da Silva Machado.
– Estar aqui em Blumenau é muito importante, o Complexo do Sesi tem toda a estrutura necessária para realizarmos as atividades, o que é de extrema importância para o aprimoramento físico e teórico dos árbitros – diz Machado.
Polêmico durante a última temporada, o árbitro de vídeo também estará em pauta. A palestra sobre o VAR está marcada para hoje. Além disso, a FCF agendou também simulações sobre faltas e impedimentos, tudo para garantir que a equipe de arbitragem esteja pronta para os desafios que terá durante os 93 jogos do Campeonato Catarinense.
– A tecnologia do VAR não é mais o futuro, é o presente. Nós precisamos dessa tecnologia, isso vai ajudar a minimizar os equívocos dentro de campo. É importante lembrar também que isso não vai acabar com os erros, mas é uma ferramenta importante para que tenhamos o máximo de beneficio, com o mínimo de interferência – ressalta Machado.
Continua depois da publicidade
Na edição passada da competição, Machado apitou a decisão entre Chapecoense e Figueirense, que teve a tecnologia do VAR a disposição da arbitragem. Por conta disso, é possível que a tecnologia que volte a ser utilizada, porém, ainda não há a confirmação por parte da FCF.
A Série A do Campeonato Catarinense começa em 16 de janeiro, com cinco jogos na primeira rodada. A escala de arbitragem que estará em ação nas cinco partidas sai na segunda-feira.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
– 6h30min: Atividade física
– 7h30min: Café
– 8h30min: Regra 12 – Vídeo teste
– 10h: Intervalo
– 10h20min: Palestra VAR
– 12h: Almoço
– 15h: Regra 12 – Vídeo teste
– 16h: Pilar mental
– 17h: Intervalo
– 18h15min: Regra 11 – Vídeo teste
– 19h30min: Departamento de arbitragem
– 20h15min: organização de grupos de trabalho
– 20h30min: Jantar
Sábado
– 6h30min: Atividade física
– 7h30min: Café
– 8h30min: Trabalho em equipe e controle de jogo
– 9h30min: Mãos
– 10h30min: Intervalo
– 10h50min: Posicionamento
– 12h: Almoço
– 14h: Departamento técnico: Súmula
– 15h: Prova teórica via sistema
– 15h50min: Pilar mental
– 16h50min: Apresentação de trabalho em grupo
– 17h50min: Departamento de arbitragem
– 19h: Encerramento