A proibição da utilização das cores do arco-íris durante a Copa do Mundo do Catar, imposta pela FIFA, continua gerando polêmica no mundial. Na estreia da Alemanha diante do Japão, a arbitragem da partida foi até o capitão alemão, Neuer, para verificar se ele estava usando a braçadeira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Anteriormente, o goleiro havia dito, juntamente com o presidente da Federação Alemã, que usaria a braçadeira da One Love, campanha criada pelo futebol holandês, que defende os direitos humanos e se tornou símbolo no Catar por conta das leis homofóbicas no país da Copa.

A Alemanha estava disposta a pagar por multas impostas pela FIFA, mas a entidade disse que também puniria os jogadores que estivessem com as cores, aplicando amarelo durante as partidas. Com isso, as seleções que haviam sinalizado que usariam a braçadeira acabaram recuando.

— Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para nos posicionar sobre os valores que defendemos na seleção da Alemanha: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, nós queríamos que nossa voz fosse ouvida — disse Neuer.

Continua depois da publicidade

No pré-jogo, na foto oficial da partida, os jogadores da Alemanha apareceram com a mão na boca em protesto pelas sanções da FIFA.

Assista vídeo sobre o Catar

Leia mais

Tite desconversa sobre escalação do Brasil contra a Sérvia

Harry Kane tem suspeita de lesão e é dúvida na Inglaterra contra os Estados Unidos