Araquari tem cerca de 200 doses da vacina contra a Covid-19 que podem ir para o lixo nos próximos dias por causa da baixa procura da população. Segundo a prefeitura, muitas pessoas que tomaram a primeira dose não voltaram para completar o esquema vacinal dentro do prazo estimado.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após o descongelamento, o imunizante da Pfizer tem validade de 31 dias. Uma vez aberto, o material precisa ser usado em até seis horas ou perde a validade.

De acordo com a SMS, o lote do imunizante da Pfizer vence nesta quinta-feira (21). Para que não sejam descartados, a recomendação é de que adolescente de 12 a 17 anos que precisam tomar a primeira dose da vacina ou ainda adultos quem faltam finalizar o esquema vacinal com a segunda dose ou reforço procurem uma UBS.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Araquari, Viviane Tonon, para completar o uso de um único frasco da vacina, seis pessoas precisariam comparecer a Unidade de Saúde na data programada. Com a falta do público para vacinação, as doses abertas sofrem o risco de serem descartadas.

Continua depois da publicidade

Apenas na unidade de saúde Geny Westrupp, no Itinga, 90 pacientes que tomaram a vacina Pfizer não compareceram para completar o esquema vacinal. No total, 1,5 mil moradores ainda não tomaram a segunda dose de acordo com o cronograma das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.  

Viviane faz um alerta para que esses pacientes respeitem o cronograma estabelecido pela unidade de saúde para que não haja prejuízo na oferta da vacina.

– Essas doses, se desprezadas, irão comprometer o esquema vacinal de quem não compareceu para tomar a sua dose na data correta – orienta.

Confira os locais de vacinação:

Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano – Centro

Continua depois da publicidade

(47) 3305-0184

Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral – Porto Grande

(47) 3433-1337

Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu

(47) 3452-0075

Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha

(47) 3452-0353

Unidade de Saúde Nicanor Corrente – Itinga I

(47) 3465-4630

Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

(47) 3305-8142

Leia também:

Secretaria de Saúde de Joinville espera por maior procura pela dose de reforço contra Covid

Mofo em hospital de Joinville motiva ofício da Defensoria Pública ao Estado

Câmara de Joinville repercute episódio de mofo e moção de repúdio é sugerida

Quanto custaria para asfaltar todas as ruas sem pavimentação em Joinville

Por que o déficit do asfalto em Joinville pode ser superior aos 652 km oficiais