Um equipamento instalado na última semana no estacionamento ao lado do Posto Sinuelo, na BR-101 (sentido Norte-Sul), em Araquari, no Norte do Estado, tem chamado a atenção dos motoristas e turistas que passam pelo posto.

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É o primeiro ponto público para abastecer carros movidos a eletricidade. O equipamento, que parece uma bomba de combustível do futuro, é, na verdade, uma estação de carregamento rápido para veículos elétricos. A iniciativa faz parte de um projeto executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esse primeiro eletroposto integra a proposta de formar o primeiro corredor elétrico da região Sul, implantando eletropostos ao longo da BR-101, em Florianópolis e Balneário Camboriú.

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O frentista Ronaldo Adriano Gomes foi um dos primeiros a aprender a operar com a bomba e já ajudou um cliente que chegou ao local na tarde de segunda-feira.

– É tudo operado pelo próprio consumidor. Ele tem um cartão e um aplicativo no celular que monitoram o abastecimento. Ele chegou, escolheu o modelo de cabo que se adapta no carro dele e pediu ajuda para operar o teclado digital. Tomou um café enquanto abastecia e foi embora – disse o frentista.

Por enquanto, a demanda é pequena (confira quadro com o número de veículos elétricos ou híbridos em Santa Catarina).

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O número de carros elétricos licenciados no Brasil gira em torno de dois mil e boa parte da frota ainda circula experimentalmente ou em grandes centros urbanos. Além da expansão do número de carros circulando no País, o corredor também quer atender à demanda de turistas do Mercosul que procuram o litoral brasileiro.

Veículos elétricos são similares aos veículos comuns, a gasolina ou diesel, mas que se movem com energia elétrica, sendo mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente. São silenciosos e possuem um custo de manutenção até cinco vezes menor que veículos comuns. Ainda custam caro. Podem sair até pelo dobro de uma versão convencional.

A partir de 2017, haverá pelo menos mais cinco eletropontos em Santa Catarina. Eles estarão disponíveis, a partir de meados de 2017, em autopostos e estacionamentos públicos para que os usuários de veículos possam reabastecer num curto espaço de tempo. A recarga completa da bateria demora em torno de 15 a 20 minutos. Na Parada Sinuelo, em Araquari, dois veículos poderão ser carregados simultaneamente.

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Veículo é mais econômico

Estudos mostram que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão, considerando o uso de etanol, é de aproximadamente R$ 0,19. No veículo movido a eletricidade, este valor é de R$ 0,05, ou seja, quatro vezes menor.

Para abastecer, os motoristas precisam usar o sistema pré-pago. Um cartão magnético dá acesso ao sistema do eletroponto e o motorista acompanha o carregamento e o pagamento por um aplicativo instalado em seu celular.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), os veículos elétricos têm isenção de IPVA em sete Estados brasileiros (no Sul, apenas no RS) e alíquota diferenciada em outros três: SP, RJ e MS.

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São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu já contam com estações de carregamento, nem todas acessíveis à população. Até o final deste ano, a UFSC terá um eletroposto, oferecendo carregamento lento (que leva de 4h a 8h). Empresas como a WEG, em Jaraguá do Sul, e a BMW, em Araquari, também têm pontos internos.