Uma aranha-lobo (Lycosa erythrognatha) foi vista no Norte de Santa Catarina enquanto carregava dezenas de filhotes nas costas. O animal foi flagrado no jardim de uma casa em Jaraguá do Sul. A imagem da aranha foi publicada nas redes sociais pelo biólogo da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) Christian Raboch.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
— Isso, na verdade, é uma proteção para eles [os filhotes] — disse o biólogo ao g1 SC.
De acordo com Christian, as aranhas grudam os ovos em fios que ficam no final do abdômen para carregar os filhotes ainda não nascidos com elas. Quando os filhotes começam a nascer, eles sobem e ficam nas costas da mãe.
> Jiboia de dois metros aparece em pátio de Gaspar e intriga especialistas: “Incomum”
Continua depois da publicidade
— Também ajuda os animais a se camuflarem e aumenta a probabilidade de sobreviverem e chegarem a vida adulta — explica Raboch.
Segundo o biólogo, apesar de ser um animal peçonhento, que chega a até 10 centímetros de comprimento, a aranha com frequência é confundida com a espécie armadeira, mas não oferece risco grave à população.
— A peçonha dela é bem fraca para o ser humano. Então, é bem tranquilo de ter ela por perto. E é uma aranha que se alimenta de outros insetos e até aranhas menores — afirmou.
Leia também
Ganhador da Mega-Sena em SC retira prêmio de R$ 51 milhões
“Alerta de neve”, diz Beto Carrero em boas-vindas a novo parque