O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Yasser Arafat disse nesta sábado, dia 26, a diplomatas estrangeiros que está comprometido com uma trégua durante a Olimpíada, que acontece em agosto na Grécia.

Continua depois da publicidade

Seus comentários surgiram em meio a esforços egípcios para mediar um cessar-fogo total entre Israel e a Autoridade Palestina – o que permitiria uma retirada pacífica das tropas de Israel e a evacuação dos assentamentos judeus na Faixa de Gaza.

– Anuncio nosso compromisso e respeito com a trégua da Olimpíada. Esperamos que a reedição dessa antiga e nobre tradição ajude a criar um mundo que desfrute de paz, justiça e segurança nas próximas gerações – afirmou Arafat.

A Palestina deve enviar um nadador e um corredor aos Jogos Olímpicos.

Uma autoridade israelense afirmou que o comentário de Arafat prova que ele controla os militantes palestinos, acusação que o líder palestino tem negado.

Continua depois da publicidade

A Grécia será sede dos Jogos Olímpicos de verão entre 13 e 29 de agosto.

Na antiga Grécia, durante a Trégua Olímpica, que começava uma semana antes e terminava uma semana depois dos jogos, as hostilidades cessavam para permitir que atletas, artistas e expectadores viajassem para participar das competições e voltassem para casa em segurança.

Com informações da agência Reuters.