A atriz Mabel Calzolari morreu nesta terça (22) aos 21 anos. A jovem lutava contra uma doença rara na medula espinhal, a aracnoidite torácica, descoberta em 2019 logo depois de dar à luz ao único filho. A doença provoca a formação de cistos na medula espinhal e se manifesta com sintomas como dor incapacitante nas costas, fraqueza muscular, falta de sensibilidade no corpo ou formigamento de pés e braços.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp
A aracnoidite torácica é uma inflamação na medula, que pode ter várias causas. No caso de Mabel, a suspeita é de que o problema tenha sido provocado pela anestesia raquidiana que a atriz recebeu durante o parto do filho.
A neurologista Thaís Augusta Martins, coordenadora da Neurologia do Hospital Santa Lúcia, explica que a aracnoidite é uma condição muito rara e grave. “A anestesia oferece um risco muito pequeno, e os casos de aracnoidite torácica são raríssimos, mas Mabel pode sim ter tido uma reação inflamatória ao anestésico administrado”, explica a médica.
O quadro de aracnoidite torácica, caso não seja controlado, pode levar à paraplegia e, em alguns casos, até a morte. Em entrevista à revista Quem, em janeiro de 2020, logo após passar por uma cirurgia para controlar a doença, Mabel afirmou que o quadro estava sendo investigado nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
No caso da atriz, ela chegou a relatar que a dor nas costas era tão forte que parecia a dor do parto. “Era uma dor insuportável, como se estivesse parindo pelas costas. Fiquei com essa dor uma semana, com dificuldade para respirar, doía muito. Quando deitava dava um aliviada, então ficava mais deitada”, afirmou à revista Quem.
* Por Érica Montenegro Bethânia Nunes
Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total
Leia também
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay
O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno