A Arábia Saudita condenou a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, tachando-a de “irresponsável”, em um comunicado do Palácio Real, citado por veículos oficiais.
Continua depois da publicidade
Trump reconheceu nesta quarta-feira Jerusalém como capital de Israel, rompendo com décadas de diplomacia americana, o que ameaça desencadear uma escalada de violência no Oriente Médio.
Trump também anunciou o início do processo para transferir a embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv a Jerusalém.
“O Reino lamenta profundamente a decisão do presidente americano de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. O Reino já advertiu para as graves consequências de uma decisão tão injustificada e irresponsável”, ressaltou o comunicado.
Continua depois da publicidade
O rei Salman da Arábia Saudita tinha advertido na terça-feira a Trump que transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém constituía uma “iniciativa perigosa” que poderia desatar a “ira dos muçulmanos em todo o mundo”.
A Arábia Saudita é um forte aliado militar e econômico dos Estados Unidos, e Donald Trump visitou o país em maio em sua primeira viagem internacional após chegar ao governo.
Israel e Arábia Saudita não têm relações diplomáticas.
* AFP