A Arábia Saudita assinou, nesta quinta-feira (5), um acordo para comprar sistemas russos de defesa antiaérea S-400 e produzi-los no reino saudita, tradicional aliado dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O acordo foi anunciando durante uma visita do rei Salman a Moscou, onde foi recebido pelo presidente Vladimir Putin.
Além da compra dos S-400, o acerto prevê a aquisição de sistemas antitanque, lançadores de foguetes e granadas e fuzis de assalto, segundo um comunicado saudita.
Os acordos “tiveram um papel-chave no crescimento e no desenvolvimento do Exército e da indústria de sistemas militares na Arábia Saudita”, garante o comunicado.
Continua depois da publicidade
“O memorando de acordo inclui a transferência de tecnologia para a produção local” do sistema antitanques Kornet, que usa mísseis teleguiados, bem como baterias de lançadores de foguetes e granadas automáticos.
“Além disso, as partes cooperaram para traçar um plano para transferir a fabricação e o fornecimento de partes do sistema de defesa aérea S-400”, explicou o comunicado, do Consórcio de Indústrias Militares Saudita (Sami).
Os dois países também concordaram em produzir, no reino, o fuzil de assalto Kalashnikov e suas munições, bem como programas de treinamento.
Continua depois da publicidade
* AFP