O Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia entregou neste sábado o resultado da apuração oficial das eleições presidenciais do país e confirmou a vitória do presidente Evo Morales. A votação foi realizada no último domingo. Morales conseguiu a vitória com 61% dos votos e agora irá para seu terceiro mandato.
Continua depois da publicidade
Morales, que teve uma vantagem de 37 pontos sobre o segundo colocado, vai governar o país por cinco anos, entre 2015 e 2020. O candidato opositor centrista, o empresário Samuel Doria Medina, obteve 24% dos votos.
No poder desde 2006, Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia, precisava de 50% mais um dos votos para garantir a reeleição sem a necessidade de segundo turno. Na eleição de 2009, ele recebeu 64% dos votos.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Território latino: Evo Morales já articula reeleição em 2020
Evo Morales conquista o mercado e tenta se eleger mais uma vez
O presidente e líder sindical dos cocaleros, nascido em uma família da etnia aimará e pastor de lhamas na infância, governa desde 2006. Ele pode se tornar o presidente de maior permanência contínua no poder na Bolívia, com 14 anos, superando o marechal Andrés de Santa Cruz, que no século XIX governou por nove anos e nove meses.
* AFP