A Mocidade Alegre é a campeã do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2023. Pela 11ª vez, a escola de samba foi considerada a melhor na avaliação de nove quesitos. A apuração das notas que definiu o resultado do desfile paulistano ocorreu na terça-feira (21). As 14 escolas de samba desfilaram nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Com enredo sobre Yasuke, considerado o primeiro samurai negro da história do Japão, a escola conquistou 270 pontos. Mocidade Alegre ficou com 0,1 ponto na frente de Mancha Verde, Império e Tatuapé.

De origem africana, o guerreiro Yasuke foi homenageado no Sambódromo do Anhembi pela campeã. O samba cantado na avenida conta a história da chegada do samurai ao Japão em 1579, quando ele foi escravizado por jesuítas portugueses e a formação da sua figura heroica na cultura japonesa. O enredo uniu Brasil, Moçambique e a Ásia.

Veja a pontuação das escolas de samba de SP:

1º – Mocidade: 270,0

Continua depois da publicidade

2º – Mancha: 269,9

3º – Império: 269,9

4º – Tatuapé: 269,9

5º – Dragões: 269,8

6º – Tom Maior: 269,8

7º – Independente: 269,7

8º – Águia: 269,6

9º – Gaviões: 269,6

10º – Barroca: 269,5

11º – Tucuruvi: 269,4

12º – Rosas: 269,2

13º – Vila Maria: 269,1

14º – Terceiro Milênio: 269,1

Confira abaixo os nove quesitos avaliados

Harmonia

Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.

Samba-enredo

O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria

Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.

Alegoria

Julga os carros alegóricos: a beleza e a relação com o enredo.

Comissão de Frente

A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.

Continua depois da publicidade

Enredo

Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.

Fantasia

Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.

Mestre-sala e porta-bandeira

Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.

Evolução

Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

Continua depois da publicidade